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Procon: e-commerce recebe mais de 120 mil reclamações em 3 meses

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

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Só no primeiro semestre deste ano, o Procon-SP recebeu mais de 120 mil queixas sobre compras online — um crescimento de 260% na comparação com o primeiro semestre de 2019, que teve 33.628 reclamações. Demora ou não entrega do produto e problemas com cobrança são os questionamentos mais recorrentes no e-commerce. Somando os dados da primeira quinzena de julho, que teve mais de 25 mil reclamações, já são 147 mil registros. Leia também: Reclamação contra os Correios cresce mais de 5 vezes em SP "Os dados demonstram que as empresas não se prepararam para as vendas online. Fornecedores vendem o que não têm no estoque, atrasam a entrega, não avisam sobre a cobrança do frete... são muitas reclamações e, por parte das empresas, respostas automáticas e protelatórias", afirma Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor. Leia também: Canais de atendimento: por onde se comunicar com os consumidores?