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Gerente de conteúdo fala sobre processo de digitalização e como aumentar a conversão de vendas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Maurici Junior, gerente de conteúdo da ComSchool, abriu a sua palestra no Congresso de Indústria Digital 2023 falando sobre o avanço do processo de digitalização e as vantagens e desvantagens do modelo “Direct To Consumer” (D2C).

Destinado para indústrias, importadoras e distribuidoras, o modelo vende mercadorias ao consumidor final. Júnior destacou haver inúmeras vantagens, porém há mais desafios, como o conflito de canais.

“Quando eu falo de e-commerce há inúmeros obstáculos sobre a ótica de quem compra pela Internet. O cliente fica perdido, sem saber como calcular o frete ou onde está o botão para encerrar a compra”, destacou o especialista ao falar sobre informações não necessárias para o processo de venda.

Ainda sobre o processo de conversão, o executivo destacou que, “na dúvida, o cliente desiste”. De acordo com ele, atualmente é fácil o consumidor comprar qualquer tipo de produto pela Internet e a marca, como indústria, não pode se dar ao luxo de perder o cliente por coisas simples, como a falta de informações.

“Com um conteúdo técnico e emocional, o e-commerce pode aumentar ou minar a conversão”, apontou. Na fala, aproveitou para enfatizar que é necessário, por meio de imagens e vídeos, apresentar o produto, a fim de atrair o cliente.

Linguagem

Ao falar sobre o processo de vendas, o gerente de conteúdo destacou a importância de conhecer a sua “persona”, o seu consumidor. “Não é preciso ter apenas uma persona, mas sim várias, comprando o mesmo produto, porém com direcionamentos diferentes. Isso é Marketing Digital”, destacou.

Maurici Junior também classificou a taxa de conversão em três etapas: marketing e conteúdo, usabilidade e tecnologia. De acordo com ele, em relação à usabilidade, é importante não fazer o cliente pensar na hora da compra.

“A indústria, de certa forma, não estava preparada para isso. É importante, no processo de venda, entender a linguagem, o tipo de conteúdo e, principalmente, a forma de uso”, concluiu ele.

Por Ana Laet, em colaboração para o E-Commerce Brasil