As vendas da gigante da moda Primark aumentaram 60% ano a ano no primeiro semestre – quando as lojas permaneceram abertas, em contraste com a série de fechamentos de Covid que experimentou no ano anterior.
O melhor resultado reflectiu o facto de todas as lojas Primark permanecerem abertas e a operar durante todo o período, excepto em períodos curtos na Áustria e Holanda.
A margem de lucro operacional da Primark no primeiro semestre deverá atingir 11%, no entanto, acredita-se que esta irá cair no segundo semestre devido a novas pressões inflacionárias.
A Associated British Foods, proprietária da Primark, revelou que o impacto negativo da inflação nas matérias-primas e na cadeia de abastecimento no primeiro semestre foi amplamente mitigado por uma redução nos custos operacionais das lojas e nas despesas gerais na Primark.
Em janeiro, o grupo disse que não aumentaria os preços para a primavera/verão, apesar de muitos de seus rivais, como Superdry e Next, planejarem aumentos de preços.
A Primark, que comercializa exclusivamente através de suas lojas físicas, disse que “o número de clientes está aumentando novamente na maioria dos mercados, principalmente no Reino Unido e na Irlanda”, após a interrupção causada pelo surto de Omicron.
As vendas nas lojas do Reino Unido estavam “bem à frente do ano passado”, enquanto as curtidas devem ficar 9% abaixo dos níveis pré-pandemia de dois anos atrás e as vendas totais serão 8% menores.
O varejista disse que as lojas em parques de varejo e centros de cidades continuam a superar as lojas do centro da cidade de destino e as lojas semelhantes em parques de varejo estavam à frente dos níveis pré-Covid.
As vendas nos negócios europeus da Primark também ficaram bem à frente de 20 seus negócios nos EUA continuam a superar o resto das lojas, disse a ABF.po
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Fonte: Retail Gazette