Logo E-Commerce Brasil

Prêmio iBest elenca os melhores marketplaces no Brasil

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ao falar de marketplaces e e-commerces, é comum ter o entendimento de que todo mundo sabe a diferença e como funcionam as compras online. A realidade, no entanto, é que muitos consumidores caíram de paraquedas nas compras online nos últimos anos, sem entender a diferença ou as particularidades de cada modelo.

Dessa forma, o iBest decidiu criar listas com as lojas online mais votadas pelos internautas como relevantes no ambiente digital do Brasil. A partir deste ranking, as pessoas poderão votar nos campeões de 2022. O resultado do Prêmio iBest deve ser divulgado em novembro.

Enquanto isso, confira o Top 10 Marketplaces, bem como as listas dos 10 mais votados em Inovação e em Experiência de Compra.

Top 10 Marketplace

  • AliExpress
  • Amazon Brasil
  • Americanas
  • Casas Bahia
  • Dafiti
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre
  • Netshoes
  • OLX
  • Shopee

Inovação em e-commerce

  • Amazon (Integração com Alexa)
  • Americanas (Entrega em 3h)
  • Animale (Personal Shopper)
  • Aramis (NFT de Jaqueta)
  • Dengo (Live Commerce)
  • Lojas Quero-Quero (Loja Infinita)
  • Magalu (Carteira Digital)
  • Mercado Livre (Live Channel)
  • Renner (Provador Virtual)
  • Ri Happy (Pix parcelado)

Experiência de Compra

  • Amazon (Personalização)
  • Americanas (Profundidade de portfólio)
  • Aramis (Aramis Way – Comunidade Online)
  • Fast Shop (Fastshop Lifestyle)
  • Magalu (Integração em canais de venda)
  • Mercado Livre (Entrega rapida)
  • Mobly (Fullservice na venda de usados)
  • Netshoes (Experiência detalhada do consumidor)
  • Renner (Provador Virtual)
  • Usaflex (Troca em todos canais)

Para Marcos Wettreich, CEO do iBest, o prêmio tem a função de um certificador, destacando as empresas que se sobressaem como os melhores entre os maiores do Brasil. “Ancoramos a escolha do grupo de finalistas a métricas de engajamento e alcance, e antes do início da votação é impossível antever os resultados, pela enorme competição. Para os vencedores, o iBest antecipa o crescimento de seu market-share, ao revelar com que iniciativa o consumidor tem maior afinidade”, aponta Wettreich.

Sobre o Prêmio iBest

Atualmente, o Prêmio iBest abrange 87 categorias e conta com uma participação popular massiva. A seleção dos melhores do Brasil é feita com o apoio de um algoritmo do iBest que procura, quantifica e compara a relevância digital de cada iniciativa, em todas as principais redes sociais, em sites e apps, e com o apoio de uma votação prévia.

Em 2022, a empresa passou a contar com mais categorias, além de iniciativas como ESG. São esperados mais de vinte milhões de votos únicos durante o ano de 2022. Os vencedores serão anunciados em novembro.

Leia também: Estudo da Opinion Box sobre TikTok traça estratégias de marketing para utilizar na rede social.