Ao falar de marketplaces e e-commerces, é comum ter o entendimento de que todo mundo sabe a diferença e como funcionam as compras online. A realidade, no entanto, é que muitos consumidores caíram de paraquedas nas compras online nos últimos anos, sem entender a diferença ou as particularidades de cada modelo.
Dessa forma, o iBest decidiu criar listas com as lojas online mais votadas pelos internautas como relevantes no ambiente digital do Brasil. A partir deste ranking, as pessoas poderão votar nos campeões de 2022. O resultado do Prêmio iBest deve ser divulgado em novembro.
Enquanto isso, confira o Top 10 Marketplaces, bem como as listas dos 10 mais votados em Inovação e em Experiência de Compra.
Top 10 Marketplace
- AliExpress
- Amazon Brasil
- Americanas
- Casas Bahia
- Dafiti
- Magazine Luiza
- Mercado Livre
- Netshoes
- OLX
- Shopee
Inovação em e-commerce
- Amazon (Integração com Alexa)
- Americanas (Entrega em 3h)
- Animale (Personal Shopper)
- Aramis (NFT de Jaqueta)
- Dengo (Live Commerce)
- Lojas Quero-Quero (Loja Infinita)
- Magalu (Carteira Digital)
- Mercado Livre (Live Channel)
- Renner (Provador Virtual)
- Ri Happy (Pix parcelado)
Experiência de Compra
- Amazon (Personalização)
- Americanas (Profundidade de portfólio)
- Aramis (Aramis Way – Comunidade Online)
- Fast Shop (Fastshop Lifestyle)
- Magalu (Integração em canais de venda)
- Mercado Livre (Entrega rapida)
- Mobly (Fullservice na venda de usados)
- Netshoes (Experiência detalhada do consumidor)
- Renner (Provador Virtual)
- Usaflex (Troca em todos canais)
Para Marcos Wettreich, CEO do iBest, o prêmio tem a função de um certificador, destacando as empresas que se sobressaem como os melhores entre os maiores do Brasil. “Ancoramos a escolha do grupo de finalistas a métricas de engajamento e alcance, e antes do início da votação é impossível antever os resultados, pela enorme competição. Para os vencedores, o iBest antecipa o crescimento de seu market-share, ao revelar com que iniciativa o consumidor tem maior afinidade”, aponta Wettreich.
Sobre o Prêmio iBest
Atualmente, o Prêmio iBest abrange 87 categorias e conta com uma participação popular massiva. A seleção dos melhores do Brasil é feita com o apoio de um algoritmo do iBest que procura, quantifica e compara a relevância digital de cada iniciativa, em todas as principais redes sociais, em sites e apps, e com o apoio de uma votação prévia.
Em 2022, a empresa passou a contar com mais categorias, além de iniciativas como ESG. São esperados mais de vinte milhões de votos únicos durante o ano de 2022. Os vencedores serão anunciados em novembro.
Leia também: Estudo da Opinion Box sobre TikTok traça estratégias de marketing para utilizar na rede social.