Começou a segunda etapa do Prêmio E-Commerce Brasil 2011 (http://bit.ly/premioecbr2011). Na primeira fase, encerrada em 16 de julho, o público indicou livremente nomes de profissionais do setor que eles consideram referência em cada uma das oito categorias da premiação.
As mais de 600 indicações dessa primeira fase levaram a cerca de 120 diferentes nomes indicados. As cinco pessoas mais indicadas em cada categoria seguem agora para a segunda etapa, e os 40 finalistas receberão votos até o dia 15 de agosto. A premiação do grande vencedor acontecerá em 27 de agosto, durante o Fórum E-Commerce Brasil, em São Paulo (http://bit.ly/forumecommerce2011).
O Prêmio E-Commerce Brasil é uma iniciativa que tem como objetivo premiar e reconhecer os profissionais do setor, já que na maioria das vezes apenas as empresas são lembradas. “A premiação surgiu da necessidade de reconhecer os grandes profissionais que construíram um mercado de e-commerce no Brasil, já extremamente maduro. Os rostos que atuam nos bastidores das grandes operações de e-commerce no Brasil precisam ser conhecidos”, afirma Tiago Baeta, Diretor Executivo do projeto E-Commerce Brasil.
Na categoria “Logística e Operações” houve um equilíbrio entre profissionais que atuam nos players de e-commerce e profissionais que representam fornecedores. Julio Bianco (Magazine Luiza), Rodrigo Maruxo (OQVestir), Felippi Perez (KeppersLogística), Marx Camara (Centaur) e Lemuel Silva (Correios) são os finalistas.
Em “Atendimento e Relacionamento com Clientes” o destaque ficou por conta dos fornecedores, com apenas dois nomes representando operações de e-commerce: Fabiana Louzane (Camicado) e Lilian Takada (Ponto Frio). Os outros indicados são Mateus Toledo (Grupo Innovar 8), Victor Popper (Grupo All In) e Maurício Vargas (Reclame Aqui).
“Inovação” foi uma das categorias mais disputadas e equilibradas. A seleção inclui Renan Superti Vaz (Agroline), Fernandes Junior (Portal Local.tv), Julio Vasconcellos (Peixe Urbano), Rafael Catoto (B2W) e Anselmo Endlich (Wine.com.br).
O maior número de indicações diferentes foi em “Marketing e Vendas”. Foram 40 nomes sugeridos, para chegar em cinco finalistas: Thiago Bacchin (Grupo DBG), Alexandre Soncini (VTEX), Roni Bueno (Net Shoes), Francisco Cantão (WalMart) e Marcelo Ribeiro (Ricardo Eletro.com).
A categoria “Tecnologia” também está muito bem representada. Nessa fase final, disputam Fernando Di Giorgi (Uniconsult), Jean Lessa (B2W), Marcelo Goberto (DragonSoft), Mariano Faria (VTEX) e Oswaldo Bueno (Nova.com).
“Estratégia e Gestão” traz alguns dos profissionais com maior experiência no mercado brasileiro. Concorrem aqui German Quiroga (Nova.com), André Shinohara (Privalia), Tomás Trojan (Grupo DBG), Fabio Bonfá (Centauro) e Maurício Grandezza (C&C).
A mais sólida das categorias foi “Segurança”, sempre com os mesmos profissionais se destacando. Os finalistas são: Mauricio Kigiela (Site Blindado), Pedro Chiamulera (ClearSale), Bernardo Carneiro (Site Blindado), Henrique Takaki (Cielo) e Nadia Amorin (Walmart).
Finalizando as indicações, em “Pagamentos” se destacaram fornecedores. Nenhum player de e-commerce teve representantes nesta categoria. Igor Senra (MoIP), Martin Berezaga (iPAGARE), Etelvino Costa (Cielo), Inês Castanheira (CobreBem) e Luciana Lopes (PagSeguro) são os finalistas.
O Prêmio E-Commerce Brasil receberá votos para a segunda etapa até o dia 15 de agosto, no site http://bit.ly/premioecbr2011. A divulgação do resultado final e entrega da premiação acontecerá durante o Fórum E-Commerce Brasil, no dia 27 de agosto. Saiba mais informações sobre o evento: http://bit.ly/forumecommerce2011.