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Preço é o principal fator para o showrooming

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Embora os consumidores que pesquisam informações em lojas tradicionais para posteriormente comprar em sites de e-commerce citam o preço (86,8%) como a principal razão para “showrooming” (processo de pesquisar off-line e comprar on-line), outros fatores também estão incentivando este comportamento, segundo uma pesquisa apresentada em fevereiro de 2012 pela ClickIQ. Custo de transporte / frete (51,7%), disponibilidade em estoque (51,5%) e maior variedade de produtos (30,2%) foram os demais motivos citados pelos “showroomers” para pesquisar em lojas físicas e logo em seguida comprar pela internet.

No geral, 45,9% dos entrevistados que compraram nos últimos seis meses em lojas de varejo off-line e on-line afirmam ter coletado informações em lojas físicas e finalizado a compra em sites de comércio eletrônico.

Por outro lado, a necessidade de visualizar o produto antes da aquisição (75%), obtê-lo imediatamente (44%) e evitar despesas com transporte / frete são as principais razões apontadas por consumidores para comprar em lojas físicas ao invés de sites de e-commerce, segundo outro estudo apresentado em dezembro de 2011 pela Oracle.

Walmart é principal fonte para Showroomers

Ainda de acordo com o estudo da ClickIQ, 41,3% dos showroomers visitaram alguma unidade do Walmart para obter informações sobre o item que acabou comprando on-line. Outras lojas muito utilizadas pelos consumidores incluem a Target (25%), Macy’s (22,6%) e Costco (12.1%).

Em contrapartida, a  Amazon.com foi o principal destino on-line para showroomers, com 48,3% deles afirmando ter finalizando uma compra no site da varejista, à frente dos consumidores que afirmam o mesmo para o Walmart.com (14,8%) e Target.com (4,1%).

Compras Off-Line ainda são importantes para os consumidores

62% da geração mais jovem de consumidores com idades entre 18 e 24 anos afirmam realizar compras em sites de comércio eletrônico. Destes, 46% também acreditam ser muito importante comprar em estabelecimentos comerciais físicos, segundo um Levantamento realizado no Reino Unido pela Shoppercentric (Clique aqui para ler).

Com informações de E-commerce News