Logo E-Commerce Brasil

Preço da cesta básica do e-commerce sobe pelo terceiro mês consecutivo em São Paulo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A cesta básica do e-commerce em São Paulo teve, em maio, alta de 6,57%, com o valor saindo de R$ 684,17 para R$ 729,15 na comparação com abril. O custo da cesta básica na região metropolitana paulistana ganha, pelo terceiro mês seguido, um aumento na pesquisa da Precifica.

Cesta básica do e-commerce
(Foto: Freepik)

O levantamento conduzido pela empresa de pricing levou em consideração os 13 itens da cesta básica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Análise específica

A banana teve alta de 36,3% no preço, sendo o item com maior variação positiva de preço no e-commerce de São Paulo em maio. Em seguida, nesta ordem, os produtos que mais subiram foram manteiga (9,3%), tomate (8,6%), batata (7%), leite integral (3,8%) e arroz (1,3%).

Já a lista dos insumos em retração na precificação conta com as porcentagens negativas de óleo de soja (7,8%), farinha de trigo (6,5%), sal refinado (4%), café em pó (2,4%) e carne bovina (0,5%).

O feijão carioca e o açúcar refinado não apresentaram variação.

Regiões

A variação constante de preços, em conjunto com particularidades de cada estado e região do Brasil, gera dificuldade na definição dos preços ideais para cada produto por parte dos varejistas.

No caso das grandes redes que atuam em mais de uma região, este efeito se intensifica, conforme análise baseada no levantamento da Precifica.