Logo E-Commerce Brasil

PMEs europeias estão otimistas apesar da inflação e dos problemas da cadeia de abastecimento

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo um estudo da plataforma B2B do Alibaba, mais de dois terços das pequenas e médias empresas no Reino Unido (68%), Alemanha (68%) e França (78%) afirmam estar mais positivas em relação às oportunidades de crescimento do que no mesmo período do ano passado.

Miniatura de carrinho de supermercado sobre a bandeira da união europeia
69% das PMEs europeias afirmam que encontrar novos fornecedores será a prioridade em 2024, uma vez que 35% acreditam que problemas no abastecimento e sortimento de produtos são a maior ameaça aos negócios

Ainda assim, os desafios para essa categoria de negócios continuam, principalmente por conta da inflação e dos problemas que afetam a cadeia de abastecimento na região. 

Em Janeiro, a inflação no Reino Unido foi de 4%, inferior aos 11,1% no final de 2022 — mas o dobro da meta do Banco da Inglaterra, que era de 2%. Ainda dentro continente, a inflação alemã e francesa ronda os 3%.

Problemas de abastecimento

Um custo mais elevado do fornecimento de produtos pode prejudicar os lucros das pequenas empresas e as oscilações nos preços tornam mais difícil prever o crescimento. O reflexo disso resulta em praticamente metade das PMEs (47%) no Reino Unido — e 41% na Alemanha — considerando a inflação como a maior preocupação.

Ainda assim, 69% das PMEs europeias afirmam que encontrar novos fornecedores será a prioridade em 2024. Faz sentido, uma vez que 35% acreditam que problemas no abastecimento e e="link" data-id="https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/setor-de-moda-o-sortimento-certo-para-o-publico-ideal" target="_blank" rel="noreferrer noopener">sortimento de produtos são a maior ameaça aos negócios.

Para a pesquisadora, muitos dos entrevistados pretendem estabelecer novas relações comerciais e expandir as suas cadeias de abastecimento. Mais de dois terços (69%) das PMEs no Reino Unido planejam encontrar novos fornecedores no próximo ano — esse número sobe para 75% na França e 81% na Alemanha.

Feiras comerciais

Na Europa, as feiras comerciais são comuns para estabelecer novos relacionamentos com fornecedores. Para facilitar essa conexão, o Alibaba.com está hospedando uma campanha digital de um mês conectando compradores e vendedores de pequenas e médias empresas, chamada March Expo.

O formato permite que os compradores da plataforma naveguem por uma variedade de transmissões ao vivo e showrooms de realidade virtual para encontrar novas fábricas e linhas de produtos.

A pesquisa foi encomendada pela Alibaba.com e realizada em fevereiro pela Censuswide. Entrevistou 1.500 tomadores de decisão em empresas com menos de 150 funcionários sediadas nos três mercados.