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Plataforma da Nexaas oferece gestão tributária omnichannel para o varejo brasileiro

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A Nexaas vem buscando atender às necessidades dos clientes que buscam atuar em um varejo verdadeiramente omnichannel.

Um dos principais desafios na aplicação do conceito de omnichannel no varejo brasileiro é a questão dos impostos. A atual matriz tributária do ICMS foi criada em 1988, quando saiu a nova Constituição, e os legisladores não poderiam imaginar as mudanças causadas pelo advento da internet.

Operações que deveriam ser simples e que são a espinha dorsal de uma operação de vendas omnichannel, como trocas e devoluções com facilidade e conveniência para o cliente, retirada de produtos na loja, despacho a partir da loja, operações de dark stores, tudo isso só é possível quando a complexa questão dos tributos é endereçada.

A transferência de mercadorias de uma loja para outra, mesmo que se destine à retirada pelo consumidor final, pode ocasionar uma espécie de bitributação, que é quando o imposto é cobrado duas vezes, pois a legislação brasileira não prevê o sistema de entrega de mercadorias sem imposto. Se formos falar de operações interestaduais então, o negócio fica ainda mais complicado.

O novo atributo permite aos clientes manterem-se em compliance no controle tributário fiscal, além de realizar operações omnichannel sem se preocupar com os cálculos tributários, aplacando grande parte das complexidades do setor.

A plataforma Nexaas.Omni atua com base em regras de tributos atualizadas em tempo real, conforme localização e natureza da operação, emitindo todos os documentos fiscais conforme a legislação, com base em templates tributários otimizados para cada segmento.

Para saber mais sobre essa ou outras soluções, acesse nosso site.