Redação E-Commerce Brasil

Os 7 pilares fundamentais para uma Black Friday de sucesso

Terça-feira, 20 de julho de 2021   Tempo de leitura: 7 minutos

A Black Friday é uma das maiores datas do varejo brasileiro. Porém, quem deixa para pensar no período em meados de novembro já está atrasado. O planejamento da temporada deve ser feito com meses de antecedência e envolve uma série de setores, segundo Galleger Ilhe, CCO da Bis2Bis, que participou do Big Solutions Black Friday, nesta terça-feira (20).

“Primeiro, é preciso saber o que o público procura na Black Friday e o que é necessário trazer para atrair o cliente. Preço, cashback, brindes, frete grátis, inovação etc. Mas para isso é preciso conhecer seu cliente e seu produto. Entenda quais são os gatilhos que despertam emoção e desejo no seu público e explore as oportunidades”, aconselha Ilhe.

Pensando nisso, o especialista listou os 7 pilares mais importantes para ter uma boa Black Friday. Confira a seguir:

1 – Planejamento

“O planejamento começa meses antes da Black Friday. E engloba tudo: produtos, condições especiais, fornecedores, tecnologia, segurança, logística, atendimento e pós-vendas”, enumera o executivo.

2 – Marketing

De acordo com Ilhe, o marketing da empresa deve ir além da preparação de 30 dias antes do evento. Ele começa com a construção da sua marca no dia a dia. Por isso, dedique-se a dois tipos de marketing e os use com consciência”, aconselha.

  • A) Construído e consolidado ao longo do ano: SEO e relacionamento com o cliente.
  • B) Específico para a data: links patrocinados, divulgação em redes sociais, campanhas com influenciadores e e-mail marketing.

3 – Tecnologia

Segundo Ilhe, é muito provável que a sua loja receba um volume maior de tráfego. Esse aumento deve ser administrado com cuidado e atenção. “Não existe Black Friday sem tecnologia. Para que seus investimentos valham a pena e tragam resultados extraordinários, é preciso que a sua base esteja fundamentada.

Por isso, o executivo enfatiza a importância de uma plataforma de e-commerce robusta e suporte técnico; e processos automatizados, com escala comercial e velocidade.

4 – Segurança

“Além dos motivos convencionais pelos quais a segurança da sua loja é extremamente importante, ela vai ajudar também a ranquear melhor a sua loja nos motores de busca”, diz Ilhe. “Muita gente deixa a segurança passar em branco. É comum lojista falar de segurança, mas tem que pensar nela como parte da estratégia de toda a operação do e-commerce de vocês”.

  • Permissão de acesso: configure quem pode ter acesso dentro da sua loja virtual.
  • Tenha selos que certificam a autenticidade e segurança da sua loja, principalmente na página de checkout.

5 – Logística

Para o CCO da Bis2Bis, ao definir os produtos que serão ofertados na Black Friday, é importante que o lojista faça uma projeção de vendas e negocie com fornecedores para suprir a demanda.

De acordo com ele, o segundo desafio é a entrega do pedido até o cliente final. “Contratar serviços de fulfillment pode ser uma boa alternativa para diminuir o tempo de entrega e aumentar a satisfação dos seus clientes”, diz.

Outra dica é investir em automação de processos e soluções de inteligência artificial para otimizar toda a operação e garantir melhores resultados.

6 – Atendimento

Para entregar a melhor experiência de compra aos clientes, é preciso estar preparado para atendê-los de todas as formas possíveis. Por isso, o atendimento deve ser ágil e transparente, segundo o executivo, levando em conta os seguintes procedimentos:

  • Treinamento
  • Plantões de atendimento durante o evento
  • Disponibilização do maior número de canais possível
  • Automação de processos com chatbots e inteligência artificial. “Com isso, diminui o número de ligações”, afirma Ilhe.

7 – Pós-venda

Além da boa venda, o pós-venda é importante para manter o cliente, segundo o executivo. “Compile todos os dados das suas campanhas e faça uma análise técnica dos seus números. Eles vão te ajudar a preparar as ações para o próximo ano, assim como proporcionar informações relevantes que podem ser utilizadas na sua estratégia de venda”, diz.

Outra questão é o remarketing: “A Black Friday vai, principalmente, atrair mais visitantes para a sua loja. Aproveite esse momento de destaque para coletar dados e estabelecer estratégias de marketing e fidelização de cliente”, diz Ilhe.

Extra – Marketplace

Por fim, o executivo dá uma dica extra para aproveitar melhor a temporada da Black Friday: o bom uso de marketplace. “As grandes plataformas de marketplace promovem eventos gigantes para divulgar suas campanhas e atraem um enorme volume de visitantes. Por isso, é importante se dedicar também à sua operação nesses canais”, conta.

O E-Commerce Big Solutions – Black Friday acontece nos dias 20, 21 e 22. As inscrições gratuitas seguem abertas durante todos os dias do evento.

Leia também: Como preparar sua Black Friday baseada na experiência

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil

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