Logo E-Commerce Brasil

Pet: cresce a venda de alimentos premium para animais de estimação na China

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Na China, uma categoria do comércio eletrônico está dando o que falar: alimentos premium para pets. Segundo o Alibaba, a venda desta categoria subiu 40% quando comparada com o Dia dos Solteiros do ano anterior. No Brasil, o e-commerce registrou 2,5 bilhões de acessos, sendo a Petz responsável por 43% das pesquisas no segmento pet.

Imagem de uma mulher asiática alimentando o cachorrinho em cima de um sofá

De acordo com o levantamento, alimentos premium para animais de estimação são definidos como produtos que custam mais de US$ 7 por kg. O valor do mercado de alimentos para animais de estimação da China triplicou entre 2016 e 2021, de acordo com informações da Bain, com uma divisão equilibrada entre produtos relacionados a cães e gatos.

Perfil de consumidor de alimentos premium para pet

O rápido crescimento no mercado de alimentos premium para animais de estimação da China é impulsionado principalmente por jovens, mulheres e grupos de alta renda. Cerca de 45% dos novos donos de animais de estimação na China nasceram na década de 1990 e quase 60% são do sexo feminino.

Segundo levantamento, as mulheres (predominantemente) jovens veem seus animais com forte apego emocional. Por conta desse amor, o gasto médio por animal com ração sobe em 15% ao ano nos últimos seis anos.

Hoje, os consumidores da Tmall Global podem navegar em mais de 2 mil produtos exclusivos na categoria de alimentos para animais de estimação. Como comparativo, em 2016 esse número era 136 de acordo com o white paper.