Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa Shopee dia dos pais: brasileiros pretendem gastar em média R$ 250

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo pesquisa realizada pela Shopee, 60% dos respondentes consideram o preço acessível como um dos fatores decisivos para a escolha de um presente. Para a data, os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 250, uma queda de 1,4% comparado à estimativa de 2022.

Dia dos Pais
Segundo o levantamento, 71% dos respondentes têm o costume de comprar pela internet, contra 29% que preferem comprar na loja física

Além disso, a maioria dos pesquisados afirmam que vão presentear seus pais com itens de moda (46%). Apenas 28% pretendem comprar itens eletrônicos (um crescimento de 6% em relação ao ano anterior). Já os demais vão optar por itens de esporte e lazer (9%), acessórios para veículos (6%), saúde e beleza (5%) e outras opções (5%).

O que importa na hora da compra

Segundo o levantamento, 71% dos respondentes têm o costume de comprar pela internet, contra 29% que preferem comprar na loja física. A opção “in loco” leva em consideração o receio de o produto não chegar a tempo da data festiva (40%) ou porque gostam de ver o produto em mãos (34%).

Perguntados sobre a escolha do produto, 55% dos respondentes escolhem primeiro o presente para depois procurarem a loja com a melhor oferta. Na sequência, 28% se importam primeiro com a faixa de preço para depois pesquisarem produtos interessantes na internet, e 13% colocam o preço a frente na pesquisa por produtos dentro de uma loja específica.

Compra com mais antecedência

Para esse Dia das Pais, de acordo com a Shopee, 38% dos respondentes vão comprar os presentes com três semanas ou mais de antecedência. Além disso, para 29% dos consumidores, duas semanas antes da data já é suficiente para comprar o presente, enquanto 24% vão se antecipar em apenas uma semana. Essa mensuração registra uma diminuição de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Para 10%, a escolha do presente será faltando três dias para a comemoração, totalizando um aumento de 2% em relação aos respondentes do ano passado.