Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa revela que 19% dos brasileiros compram online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 19% dos internautas brasileiros já fizeram compras de produtos e serviços pela internet. O índice representa 11,97 milhões de pessoas de um universo de 63 milhões que acessaram a web em 2009.

O levantamento, chamado “Vendas Online no Brasil: uma Análise do Perfil dos Usuários e da Oferta pelo Setor de Comércio”, revelou que o perfil do consumidor que faz compras online é de homem que pertence à classe A, tem entre 35 e 44 anos, possui ensino superior completo, mora na zona urbana e está empregado. Além disso, os homens estão mais abertos para compras pela web que as mulheres: do total de internautas em 2009, 22% dos homens fizeram compras online; entre elas, o índice foi de 17%.

Por região, os internautas da Região Nordeste foram os que menos utilizaram a web para o consumo de produtos e serviços – apenas 12%. No Sudeste foi registrada a maior proporção de compradores online entre os internautas (23%). A região é seguida de perto pelo Sul (20%), Norte (19%) e Centro-Oeste (19%).

A pesquisa mostrou que as compras pela internet já fazem parte do cotidiano de mais da metade dos internautas da classe A: 59% adquiriram produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. Na classe B, 33% já compraram online; na classe C, 13%; e nas classes D e E, 5%.

Esses dados são parecidos quando o nível de educação do consumidor é analisado. Enquanto o comércio online já tem a adesão de 41% dos internautas com ensino superior, ele está presente na vida de apenas 7% dos usuários que têm só o ensino fundamental e de 18% dos que cursaram o ensino médio.

A faixa etária que mais compra pela internet vai dos 35 aos 44 anos (29%), acompanhada de perto pelos que têm entre 45 a 59 anos (26%) e pelos que estão entre os 25 e 34 anos de idade (26%). Em seguida, aparecem os internautas com mais de 60 anos (22%) e os que possuem entre 16 e 24 anos (18%). Já na faixa entre 10 e 15 anos, apenas 4% dos usuários já compraram pela internet.


Com informações de INFO Online