De acordo com um estudo realizado pela ExactTarget nos EUA e na Europa, quase 40% dos consumidores, ao receberem um e-mail marketing, procuram mais informações nas redes sociais e nos sites.
Além disso, a pesquisa identificou 12 tipos diferentes tipos de consumidores online, tendo sido analisados os níveis de renda. Essa informação é essencial para a elaboração de qualquer ação de marketing nas mídias sociais.
Os tipos de consumidores apontados na pesquisa são:
Círculo de confiança: formado por 47% dos consumidores online, eles estão interessados em manter relacionamentos com familiares e amigos, e não no desenvolvimento de novos relacionamentos. Podem não gostar de propagandas online.
Cauteloso: correspondem a 33% dos consumidores e são muito seletivos sobre com quem estão se comunicando e com o tipo de informação que compartilham, além de muitos ativos nas redes sociais. Prezam pelo respeito de seus dados.
Candidato-Informação: 33% dos consumidores se identificam com este grupo. Estão interessados em consumir informação. Um bom conteúdo no perfil da marca nas redes sociais é a melhor maneira de chamar sua atenção.
Entusiastas: são 32% dos consumidores online e procuram manter contato com quem tem interesses semelhantes. Gostam de ser os primeiros a receber informações das marcas, desde que sejam de boa qualidade e interessantes.
Quem está à procura de propostas: 30% dos consumidores online estão neste grupo, que busca por ofertas e por descontos em todos os canais disponíveis online.
Compradores: 24% dos consumidores online. Gastam muito tempo pesquisando nas lojas e estão mais interessados na qualidade que no preço. Têm mais de 25 anos e alto poder aquisitivo.
Viciados em notícias: correspondem a 21% dos consumidores online e utilizam a web como fonte primária de informação para notícias e para eventos. São contribuintes ativos nas mídias sociais e mais propensos a ler artigos sobre produtos que os outros grupos.
Jogadores: englobam 19% dos consumidores online. Estão interessados em notícias sobre videogames e têm pouco interesse em seguir as marcas nestas redes.
Borboletas sociais: 13% dos consumidores estão neste grupo. A prioridade é fazer e manter muitos amigos na internet. Estão interessados em receber ofertas e preferem enviar e-mails a fazê-lo pelo Facebook ou pelo Twitter.
Os negócios em primeiro lugar: 8% dos consumidores online se identificam com este grupo, que está na internet para negócios, procurando as últimas tendências, capturando contatos profissionais e abrindo oportunidades de emprego através de redes como o LinkedIn. Usam o email com frequência e são usuários ativos nas redes sociais, embora não possuam interesse em seguir marcas na internet.
Amplificadores: são 7% dos consumidores online e têm interesse em se conectar, educar e compartilhar recursos e informações com outras pessoas. Acreditam que o Facebook e o Twitter são a melhor maneira de lidar com as empresas.
Livro aberto: 6% dos consumidores online fazem parte deste grupo. Gostam de divulgar suas experiências e conhecer pessoas para compartilhá-las. Quanto às marcas, podem ser seus maiores defensores ou detratores.
Com informações de Administradores