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E-commerce de sonhos

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

Colocar preço em produtos não é algo simples. Se o seu negócio for prestação de serviços, pode ser ainda mais difícil. Imagine, então, colocar preço nos sonhos e nos desejos do consumidor. Pois é isso que faz O Melhor da Vida, e-commerce de serviços que oferece ao e-consumidor experiências – ou, se você preferir, sonhos e desejos.

Criado em 2005, O Melhor da Vida foi a primeira agência de Experience Marketing do Brasil e a primeira empresa da América Latina a vender experiências pela internet. As ações são planejadas para seduzir o cliente e para despertar cinco pontos de contato entre empresas e público alvo: relacionamento, fidelização, motivação, incentivo e premiação.

O objetivo é realizar o encontro de experiências e de sonhos de forma simples, rápida e divertida. Com mais de 2,5 mil experiências, espalhadas por todo o mundo, a missão é quebrar a rotina com presentes diferenciados e que proporcionem sensações como “tocar os céus em um maravilhoso vôo de balão”, “mergulhar nos fabulosos oceanos”, “explorar a natureza”, “desafiar a velocidade” ou simplesmente passar um dia em um luxuoso spa.

O economista Jorge Nahas, fundador da empresa, teve a ideia do projeto durante uma viagem para a Austrália, logo depois de ele ter ganhado de presente um  batismo de mergulho. Pensando em oferecer um serviço exclusivo e diferenciado, Nahas resolveu apostar na cultura de compra de “presentes experiência”. Um negócio inovador tanto no serviço, quanto nos produtos oferecidos.
Mas iniciar o negócio siginificou, também, começar a difundir as duas culturas da proposta: a venda de experiências e  a cultura do e-commerce de serviços. “Houve a dificuldade de criar uma cultura de comprar experiências pela internet. Aliado a isso estava o fato de introduzir um novo hábito de consumo na economia brasileira, como experiências esportivas, culturais e gastronônimas”, explica Nahas. Além disso, segundo o executivo, por ser a pioneira no setor, a empresa não tinha benchmarketing para seguir na concepção do e-commerce e na gestão das experiências. “Felizmente, ao longo dos anos, os desafios foram superados e nos levaram a ser referência”.

A empresa também tem forte atuação na área de eventos de experiência como diferencial para melhorar a relação entre marcas e públicos. São mais de 650 mil experiências em empresas de diversos segmentos, promovendo soluções inovadoras em incentivo, fidelização, relacionamento, premiação, presente e motivação. “Queremos aproveitar ao máximo o potencial revigorante das novas sensações proporcionadas por experiências culturais, esportivas e gastronômicas para criar relacionamentos de alto valor, inspirar e turbinar o desempenho dos negócios”, afirma Nahas.
Especialmente diferente

A originalidade dos presentes é o carro chefe d’O Melhor da Vida, pois o objetivo é oferecer uma atividade inusitada, uma experiência que proporcione uma nova sensação. Atualmente, o site oferece mais de 2.500 opções de atividades temáticas, à escolha do consumidor.

Para saber o que o e-consumidor deseja, seus sonhos, quais experiências seriam as mais perfeitas, a empresa realiza pesquisas constantemente. “Nossa área de cool hunters (caçadores de tendências) é responsável por descobrir as novidades que podem ser oferecidas. Dessa forma, sempre descobrindo novos desejos e buscando novas sensações, é que renovamos o catálogo de experiências três vezes ao ano”, fala Nahas, que destaca ainda que entre os desejos dos consumidores estão sempre novidades, conveniência e emoção.

O Melhor da Vida também tem um trabalho especial com os prestadores de serviço que oferecem as experiências no site. “É uma forma de garantirmos que o cliente ficará satisfeito durante todo o processo, desde a navegação no site, para escolha da experiência, até quando for lá para realizá-la. Não interessa se o consumidor teve uma ótima experiência de compra no site, isso precisa continuar durante todo o processo”, explica o executivo.

Nahas acredita que é essa vivência completa, da escolha até o término da experiência, com o prestador de serviço, que faz com que o marketing boca-a-boca sobre O Melhorda Vida seja bastante forte.

Além de todo o trabalho para garantir uma experiência única e inesquecível ao cliente, em todos os momentos, O Melhor da Vida conta com ações preparadas para as datas comemorativas, com um plano de marketing digital, e também está presente em patrocínio de eventos segmentados, na realização dos eventos experiências.

Nahas explica que diferentemente dos e-commerce tradicionais, que sofrem com problemas logísticos, O Melhor da Vida possui uma estrutura de logística bastante simples, já que oferece serviços, e não produtos. Somando isso ao conceito de experiências e a produtos inovadores e de alto valor perceptivo, o crescimento anual da empresa é considerável . E ele acredita que isso tende a melhorar ainda mais. “A tendência é de uma explosão desse mercado em dois anos, pois acreditamos que as pessoas estão em busca de bem estar, saúde e qualidade de vida”, afirma.

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