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Pesquisa: no Dia do Consumidor, Shopee diz que o gasto médio será de R$ 250 por pessoa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A Shopee realizou uma pesquisa in-app para entender a intenção de compra das pessoas no Dia do Consumidor. Compra em marketplaces, por exemplo, faz parte de 76% dos pesquisados, enquanto a média de valor de investimento será de R$ 250. As categorias que mais pretendem investir são: Celular e Acessórios, Eletrodomésticos e Itens de Informática. O levantamento contou com mais de 1.700 usuários da plataforma.

Motivação de compra no Dia do Consumidor

Os resultados mostram que 45% das pessoas pretendem comprar durante a data. No entanto, a maioria (75%) respondeu que só pretende comprar algo após a comparação de preços em diversos apps e na internet e perceberem vantagens e benefícios que geram economia.

Já 68% dos respondentes comparam as promoções e os descontos do Dia do Consumidor com o que foi oferecido em outras datas importantes do varejo como a Black Friday, por exemplo. Entre as motivações para compras no Dia do Consumidor, 62% das pessoas estão em busca de itens de desejo com o melhor preço e 30% procuram produtos de necessidades básicas também com um ótimo valor.

Intenção de compra

No comparativo com a Pesquisa de Intenção de Compras de Dia do Consumidor da Shopee em 2022, a média de gasto aumentou de R$ 218 para mais de R$ 250 (+18%). Por outro lado, a categoria que mais cresceu no quesito pretensão de compra foi Eletrodomésticos (+2,4%). Em 2023, as categorias preferidas são: Cozinha e Decoração, Roupas femininas e Calçados.

Outro ponto interessante abordado pela pesquisa está nos métodos de pagamento preferidos pelo consumidores. Em um comparativo que envolve todo o país, os resultados foram:

– cartão de crédito (49%);

– Pix (38%);

– Boleto bancário (6%);

– Cartão de débito (4%);

– Outras opções de pagamentos como dinheiro, link de pagamento e QR Code representam apenas 1% da preferência dos usuários.