Logo E-Commerce Brasil

Shopee relaciona produtos mais vendidos no marketplace de acordo com as regiões brasileiras

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Para entender o mercado brasileiro, a Shopee cruzou as informações de vendas de produtos de acordo com as regiões do país. Entre as surpresas, o marketplace (que possui mais de 10% do comércio no Brasil) descobriu, por exemplo, que na região Sul os itens de vestuário para frio podem ser mais requisitados, enquanto em alguns locais do Nordeste a procura por sandálias pode prevalecer.

Estudo da Shopee mostra que, na Bahia, a sandália de amarração faz sucesso, enquanto no Espírito Santo a eleita foi a de “saltinho delicado” ou “salto bloco”

Segundo a plataforma, o mapeamento cruzou todos os grupos e categorias de produtos que se destacaram no país, literalmente do do Oiapoque ao Chuí. A comparação foi feita levando em conta o quanto a participação de cada item por estado estava acima da média nacional entre janeiro e setembro de 2022.

Além disso, a empresa divulga os produtos mais vendidos no país. Itens como mini processador portátil de alimentos, máscaras descartáveis, calça jeans feminina, máquina de cortar cabelo e tapetes lideram as preferências dos brasileiros na plataforma.

Vendas da Shopee do Oiapoque ao Chuí

Segundo o levantamento, o item que mais se destaca no Rio Grande do Sul é o cachecol e no Paraná, as meias de cano curto. Já na Bahia, a sandália de amarração faz sucesso, enquanto no Espírito Santo a eleita foi a de “saltinho delicado” ou “salto bloco”. Em Minas Gerais, por sua vez, o consumidor ficou mais à vontade: o interesse maior é pelos chinelos.

Em Goiás, os itens de pesca são representados acima da média do resto do país. Já no Rio de Janeiro há outros esportes e opções de lazer em alta — segundo os dados da Shopee, a bandagem atadura elástica para muay thai e boxe liderou as vendas na plataforma.

De drones a tapetes higiênicos para pets

Avançando pelo mapa, os destaques são os drones (Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins) e os relógios digitais mais esportivos (Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Sergipe) e os inteligentes (Ceará, Amazonas, Piauí e Rio Grande do Norte). Pensando na segurança ao andar de moto, os consumidores do Mato Grosso do Sul têm priorizado as compras de capacetes. Já os rádios de carro se destacam no Amapá e Pará.

Por outro lado, em Santa Catarina, o estilo de vida prevalece com aquisição de mais essências para aromatizadores e difusores elétricos. Para os paulistas, os pets têm sido prioridade nas compras online pela Shopee. Afinal, a maioria dos consumidores de São Paulo busca por tapetes higiênicos para cachorro, que lideraram as compras nesta categoria.

Confira a seguir os produtos mais vendidos na Shopee de acordo com região e estado:

Sul

– Paraná – meias cano curto
– Santa Catarina – essências para aromatizador e difusor elétrico
– Rio Grande do Sul – cachecol

Sudeste

– São Paulo – tapete higiênico para pets
– Rio de Janeiro – bandagem atadura elástica muay thai boxe
– Espírito Santo – sandália feminina saltinho delicada salto bloco
– Minas Gerais – chinelo feminino

Norte

– Acre – drone
– Amapá – rádio de carro
– Amazonas – relógio inteligente com monitoramento de frequência cardíaca
– Pará – rádio de carro
– Rondônia – drone com câmera de visão noturna
– Roraima – relógio de pulso digital esportivo
– Tocantins – drone

Nordeste

– Maranhão – drone
– Piauí – relógio inteligente com monitoramento de frequência cardíaca
– Ceará – relógio inteligente com monitoramento de frequência cardíaca
– Rio Grande do Norte – relógio inteligente com monitoramento de frequência cardíaca
– Paraíba – relógio de pulso digital esportivo
– Pernambuco – relógio de pulso digital esportivo
– Alagoas – relógio de pulso digital esportivo
– Sergipe – relógio de pulso digital esportivo
– Bahia – sandália amarração salto grosso feminina

Centro Oeste

– Goiás – kit de pesca completo
– Mato Grosso – drone
– Mato Grosso do Sul – capacete de moto
– Distrito Federal (DF) – boia de piscina para criança