Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa: desconto é fator decisivo na hora da compra pela internet

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Um estudo realizado pela plataforma de comércio eletrônico Grupon constatou que o desconto é um dos fatores mais importantes na hora de o consumidor realizar uma compra online. A pesquisa foi realizada entre 8 e 14 de julho com 6 mil usuários do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

79% dos entrevistados afirmaram que o número de compras pela internet realizadas aumentou nos últimos 5 anos e apontaram o baixo preço (77%) e a facilidade (66%) como as duas principais vantagens do comércio eletrônico. As categorias favoritas de compras são comida e bebida (56%), produtos em geral (52%) e passeios e viagens (49%).

Segundo a pesquisa, o Brasil é o país com maior índice de compras realizadas por dispositivos móveis, correspondendo a 20,6% do total e ficando à frente da média mundial, que é de 15%. 9% dos brasileiros afirmam que já adquiriram algum item pela internet por vergonha de comprá-lo pessoalmente, quase o dobro da média, que é de 4,7%.

Na hora de realizar as compras, o principal medo do consumidor é a falsificação do cartão de crédito ou de débito para realizar transações na internet. Apesar disso, 27% dos entrevistados afirmaram que costumam realizar compras semanalmente e 28% adquirem itens mensalmente.

Fonte: Olhar Digital