Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa aponta que desconto médio na Black Friday será de até 50%

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

O Cuponation, plataforma de cupons de desconto e ofertas online, acaba de divulgar pesquisa realizada com os principais varejistas online brasileiros sobre os descontos que devem ser encontrados pelo consumidor na próxima edição da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 27.

Segundo a pesquisa, aproximadamente 45% dos e-commerces entrevistados afirmaram que o desconto médio por produto que deve ser encontrado pelo consumidor será entre 41% e 50%. No entanto, outros 35% e-commerces afirmam que o desconto médio por produto passará de 70%. Para os 20% restantes, o desconto médio por produto deve chegar até 40%.

Já em relação à quantidade de produtos com desconto de Black Friday que estarão disponíveis no varejo online, cerca de 45% dos entrevistas dizem entre 26% e 50% de todos os produtos disponíveis em seu site serão oferecidos com descontos agressivos na Black Friday 2015.

Para Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e CEO do Cuponation, a pesquisa mostra o quanto é importante procurar pelas melhores ofertas antes de concluir uma compra. “Conversamos com os principais e-commerces brasileiros e pudemos perceber que em algumas lojas o desconto e a quantidade de produtos ofertados serão maiores do que em outras. Isso exemplifica o porquê de utilizar ferramentas que auxiliam no processo de compra, como é o caso dos sites de cupons de desconto, uma vez que eles agregam em um único lugar todos os cupons e ofertas do varejo online”, explica a executiva.

Ainda segundo os e-commerces, por conta do alto tráfego de pessoas durante as primeiras horas de Black Friday, na madrugada de quinta para sexta-feira, os melhores horários para realizar as compras para 78% dos varejistas é na quinta-feira, momentos antes do início do evento, e na sexta-feira pela manhã.

Para divulgar as ofertas, os principais canais utilizados durante a Black Friday serão a publicidade online, o e-mail marketing do varejista e as plataformas que auxiliam no processo de compra, como é o caso dos sites de cupons de desconto e comparadores de preço.

A pesquisa realizada pelo Cuponation ouviu 20 dos 30 e-commerces líderes de mercado no país. Os varejistas pertencem aos mais diversos segmentos, como eletrônicos, eletrodomésticos, viagem e moda, entre outros.

Confira abaixo o desconto médio e a quantidade de produtos disponíveis nos principais e-commerces brasileiros para o Black Friday 2015:

 

Desconto médio por produto oferecido para a Black Friday 2015

Desconto médio

Percentual de e-commerces

Entre 41% e 50%

45%

Acima de 70%

35%

Até 40%

20%

Entre 51% e 60%

0%

Entre 61% e 70%

0%

TOTAL

100%

Fonte: CUPONATION / Novembro 2015

 

Quantidade de produtos com descontos exclusivos de Black Friday

Quantidade de produtos no site

Percentual de e-commerces

Entre 26% e 50%

45%

Entre 51% e 75%

33%

Até 25%

11%

Entre 76% e 99%

11%

Todo o site

0%

TOTAL

100%

Fonte: CUPONATION / Novembro 2015

* A pesquisa arredondou os resultados coletados durante as entrevistas.