Os celulares estão cada vez mais potentes e rápidos, assim como a internet. Diante deste cenário, qualquer serviço com menos velocidade ou que não entregue excelência perde clientes. É por isso que a performance é tão importante para quem trabalha nos meios digitais, como explicou Martin Spier, arquiteto de performance da Netflix, no Fórum E-Commerce Brasil – Global Edition, nesta quarta-feira (29).
Spier explica que performance toca em aspectos diferentes dos produtos ou serviços, e tem influência direta com a escalabilidade de crescimentos dos usuários. “É eficiente usar recursos de maneiras diferentes, mas o foco é performance percebida pelo usuário. Conceitos básicos de estatística ajudam a responder perguntas importante”.
A página não pode demorar demais para carregar e os recursos não podem ser lentos, por exemplos, pois isso gera frustração no usuários, causando uma experiência ruim. A experiência é diretamente ligada à aquisição porque se o usuário teve experiência insatisfatória, ele dificilmente vai voltar ou recomendar o serviço ou produtos”, continua Spier.
Usuários diferentes = performances diferentes
O executivo aponta outro fator importante na hora de melhorar performance: a diferença entre usuários. “Não é só a diferença de perfis, mas de localidade, se utiliza mais o celular ou desktop, se acessa mais pelo wi-fi etc. Um usuário que utiliza o 3G já espera uma velocidade menor do que o acessa uma rede banda larga. São performances totalmente diferentes”, exemplifica.
Porém, antes de querer melhorar a performance da página, é necessário conhecer a fundo todos os problemas. Parte dessa tarefa exige conhecer as métricas corretas, monitorando as atividades dos usuários, segundo o executivo. “No Google Analytics, por exemplo, é possível adicionar recursos que fornecem dados gratuitamente”, exemplifica. Quando os dados reais não estão disponíveis, é possível simular algumas situações.
O Fórum E-Commerce Brasil 2020 — Global Edition revolucionou a maneira de se fazer um evento online. Com todos os keynotes speakers, recebeu mais de 20 mil inscrições. Participe do evento nas redes sociais com usando a hashtag #forum2020
Leia também: ‘Live Commerce será hábito do consumidor brasileiro’, aposta marketing da Americanas
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil