O PayPal lançou no Brasil o recurso Doe no Checkout (em inglês, Give at Checkout), que permite ao consumidor realizar doações no valor de R$ 5,00 no momento da finalização de compras online usando a carteira PayPal como método de pagamento. A funcionalidade incentiva a prática de doações a fim de ampliar a arrecadação para instituições filantrópicas, já que o Brasil é o 54° país mais solidário do mundo, segundo o levantamento World Giving Index (WGI) de 2021.
Segundo a empresa, três instituições fazem parte da ação: o GRAAC, que acolhe crianças e adolescentes com câncer; a Associação Humanitária É Por Amor, que apoia pessoas em situação de rua; e a Associação Confraria dos Miados e Latidos, que atua no resgate e na adoção de animais abandonados. Os valores doados não são submetidos ao desconto de taxas quando feitas por meio dos canais do PayPal, o que significa que cada real doado é integralmente direcionado às iniciativas.
“O PayPal está comprometido com a democratização financeira, o avanço da inclusão e apoia instituições que fazem a diferença na nossa sociedade. O Doe no Checkout estimula o consumidor a incluir um novo propósito em suas compras do dia a dia, facilitando ações solidárias e trazendo uma contribuição relevante às causas”, afirma Ana Paula Kagueyama, Head de Global Customer Solutions Latam do PayPal.
Além do Doe no Checkout, também está sendo lançado o recurso Instituição Favorita na área dedicada a doações na carteira digital do PayPal. A funcionalidade permite a rápida localização de instituições filantrópicas dentro do aplicativo para a realização de doações únicas ou recorrentes de qualquer valor. No Brasil, 6,9 milhões de pessoas usam PayPal para pagamentos.
Ainda segundo a companhia, estes lançamentos fazem parte de uma estratégia global da empresa com a finalidade de impactar positivamente comunidades ao redor do mundo. No ano passado, as ações resultaram em doações que superaram US$ 19 bilhões para mais de um milhão de organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. Já os colaboradores do PayPal ofereceram mais de 80 mil horas em trabalho voluntário e doaram quase US$ 5 milhões, incluindo a equiparação das doações pela empresa.
Leia também: Como o Pix virou uma ameaça para o mercado das maquininhas de cartão