O PayPal está fechando seus negócios na Índia, menos de quatro anos depois que a gigante americana deu início às operações locais no segundo maior mercado de internet do mundo.
“A partir de 1º de abril de 2021, concentraremos toda a nossa atenção em possibilitar mais vendas internacionais para empresas indianas e mudar o foco de nossos produtos na Índia. Isso significa que não ofereceremos mais serviços de pagamento na Índia a partir de 1º de abril ”, disse um porta-voz da empresa.
Em um longo comunicado, o PayPal disse que suas prioridades mudaram no país, mas não explicou porque está fechando o negócio. Um relatório disse recentemente que a empresa, que acumulou mais de 360 mil comerciantes no país, estava lutando para fazer incursões na Índia.
O The Morning Context relatou em dezembro que o PayPal estava abandonando seu negócio de pagamentos locais na Índia, uma afirmação que a empresa havia refutado na época.
“Com a mudança nas prioridades, alguns funcionários do PayPal foram transferidos para novas equipes. Nosso foco é sempre minimizar o impacto em nosso pessoal, sempre que possível. No geral, nossa força de trabalho está crescendo na Índia, não diminuindo. Atualmente, estamos recrutando em grandes números em nossas unidades na Índia ”, disse um porta-voz ao TechCrunch.
No entanto, a mudança é uma surpresa. A empresa disse no ano passado que estava construindo um serviço de pagamentos movido pela ferrovia UPI da Índia, sugerindo um aumento no nível de investimentos que está fazendo no país.
Tecnologia em pagamentos na Índia
Ao longo dos anos, o PayPal também fez parceria com uma variedade de empresas indianas populares, como os serviços de bilheteria BookMyShow e MakeMyTrip e a plataforma de entrega de alimentos Swiggy para oferecer uma experiência de pagamento mais rápida. No momento em que este artigo foi escrito, o site do PayPal na Índia parece ter removido todas essas referências.
A Índia emergiu como um dos maiores campos de batalha do mundo para empresas de pagamentos móveis nos últimos anos. Dezenas de empresas, incluindo Paytm, PhonePe, Google, Amazon e Facebook, estão competindo para aumentar sua participação na Índia, onde o mercado é estimado em US$ 1 trilhão até 2023. Várias dessas empresas também oferecem serviços de pagamentos para comerciantes.
A empresa, que afirma ter processado US$ 1,4 bilhão em vendas internacionais para comerciantes na Índia no ano passado, acrescentou que continuará a investir no “desenvolvimento de produtos que permitem que as empresas indianas atinjam quase 350 milhões de consumidores PayPal em todo o mundo, aumentem suas vendas internacionalmente, ajudando a economia indiana a retornar ao crescimento. ”
O PayPal oferece suporte para pagamentos internacionais na Índia há mais de uma década. Depois de entrar no país, ele permitiu que os consumidores indianos pagassem em lojas online com moeda local.
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Fonte: TechCrunch