Logo E-Commerce Brasil

PayPal e Mercado Pago se unem para impulsionar pagamentos internacionais

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O PayPal e o Mercado Pago, paltaforma de pagamentos do Mercado Livre, firmaram uma parceria para explorar oportunidades no segmento de pagamentos internacionais por meio da nova iniciativa global PayPal World. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23) pela empresa norte-americana, que descreve o projeto como uma plataforma capaz de integrar carteiras digitais de diferentes marcas em uma única rede interoperável.

PayPal
(Foto: Divulgação/PayPal)

Entre os parceiros já confirmados estão o Mercado Pago, a Tenpay Global (China), o Venmo (EUA) e o sistema de pagamentos instantâneos da Índia, o UPI. O objetivo do PayPal World é criar um ecossistema digital inclusivo, facilitando o comércio transfronteiriço e ampliando o alcance global das carteiras conectadas. A previsão é que a nova plataforma esteja em operação ainda neste semestre.

Propósito da plataforma

“A plataforma foi construída para permitir interoperabilidade adicional no futuro, caso as carteiras parceiras optem por isso”, informou o PayPal em comunicado. Segundo a empresa, um memorando de entendimento foi assinado com o Mercado Pago, mas os detalhes da colaboração ainda estão em desenvolvimento.

O CEO do PayPal, Alex Chriss, afirmou que o PayPal World é um ecossistema de pagamentos sem precedentes, reunindo algumas das maiores carteiras digitais do mundo. “É um reflexo da paixão compartilhada por nossos parceiros por uma economia digital global inclusiva e tem o potencial de revolucionar o comércio internacional”, declarou.

Para o Mercado Pago, a iniciativa reforça o posicionamento da companhia como player relevante na digitalização financeira da América Latina. “Esta parceria reúne nossas forças coletivas para simplificar o comércio transfronteiriço, com base no sucesso que cada um de nós já conquistou em nossos respectivos mercados”, disse Osvaldo Gimenez, presidente-executivo do Mercado Pago.

Aproximação não é inédita

Em 2020, o PayPal passou a ser aceito como meio de pagamento para compras no Mercado Livre no Brasil e no México, o que ampliou a integração entre as plataformas. Atualmente, o Brasil é o principal mercado do Mercado Livre, que, em abril deste ano, anunciou um investimento recorde de R$ 34 bilhões no país em 2025 — o maior da sua história.

O PayPal também reforçou sua atuação local com o lançamento do PayPal Complete Payments (PPCP), solução voltada para pequenas e médias empresas brasileiras. O sistema promete reduzir o abandono de carrinhos no e-commerce e aumentar a eficiência das operações de pagamento online, como parte da estratégia da companhia para expandir sua presença no segmento de PMEs no Brasil.