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Para amenizar impacto do coronavírus, Alibaba financia RS$ 144 mi em festival de compras

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Para reaquecer o mercado de e-commerce afetado pelo surto do coronavírus, o Alibaba Group, da China, está lançando um festival de compras online. Segundo a Reuters, a empresa anunciou na última quinta-feira (5/3) um investimento de US$ 144 milhões em subsídios.

A medida ocorre quando o Alibaba enfrenta uma queda nos gastos dos consumidores na China, uma vez que permanece em um “estado de semi-quarentena” como resultado da epidemia do coronavírus.

A gigante do varejo online responde por dois terços de todos os produtos comprados e vendidos no e-commerce na China.

Depois do Dia dos Solteiros

O festival de compras anterior do Alibaba, em 11 de novembro — conhecido como Dia dos Solteiros, ou Double 11 — trouxe um recorde de US$ 38,3 bilhões em compras. Considerado o maior evento de compras do mundo, o festival ocorre todos os anos na China.

Durante o evento de 2018, o volume de vendas da Alibaba cresceu em 27%, o equivalente a US$ 30,7 bilhões na época. Em 2019 as compras elevaram em 26% durante o evento.

Investimento na vacina

O co-fundador do Alibaba, Jack Ma, doou US$ 2,15 milhões por meio da Fundação Jack Ma para financiar a aceleração de uma vacina contra o coronavírus. A fundação assinou um acordo com o Instituto Peter Doherty para Infecção e Imunidade, na Austrália, para estabelecer opções de tratamento e vacinação para o vírus COVID-19.

O Doherty Institute – uma colaboração entre a Universidade de Melbourne e o Royal Melbourne Hospital – foi o primeiro a cultivar com sucesso o Coronavírus em um laboratório, uma conquista que proporcionou uma compreensão global do vírus.

“Embora o caminho para a criação de uma vacina seja complexo, temos a experiência e a infraestrutura aqui no Doherty Institute para assumir essa tarefa. E, agora, graças à Jack Ma Foundation, o financiamento para acelerar esse projeto significativo”, disse o professor Sharon Lewin, diretor do instituto.

Na luta contra o coronavírus

Em fevereiro, o Alibaba disse que disponibilizou US$ 2,86 bilhões em empréstimos por meio de sua afiliada, o MYBank, da Ant Financial, para ajudar as empresas afetadas pelo coronavírus. Além disso, o Alibaba está estendendo termos preferenciais a empresas localizadas em Hubei — o centro do surto — e reservando US$ 10 bilhões em empréstimos apenas para empresas da região.

Elas terão uma taxa de juros zero nos empréstimos de 90 dias e desconto de 20% nas taxas nos nove meses restantes. Todas as empresas chinesas estão recebendo o desconto de 20% no empréstimo de US$ 10 bilhões de dólares — que será diluído em 1 ano.