Logo E-Commerce Brasil

Pagamento virtual com cartão gera receita de R$ 212,2 bilhões no e-commerce, segundo Abecs 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pagos apresentaram um crescimento de 9,2% no terceiro trimestre de 2023, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). As compras totalizaram R$ 939 bilhões. 

Pessoa fazendo compras online com cartão
Imagem: reprodução

Considerando o início do ano até setembro, a média de pagamentos dos consumidores brasileiros teve um aumento de 10,1% em comparação a 2022, contemplando R$ 2,7 trilhões em pagamentos. 

Além disso, durante o terceiro trimestre um total de 119 milhões de transações diárias foram registradas. O total de transações ficou em 10,7 bilhões, 12,9% de crescimento com relação a 2022.

O principal meio de pagamento utilizado foi o cartão de crédito. Alcançando R$ 608 bilhões em pagamentos, a modalidade cresceu 10,9%. Em transações, o crédito registrou uma alta de 11,3%, com 4,5 bilhões. 

Na sequência, o cartão de débito apresentou um aumento de 0,1% e registrou R$ 249 bilhões – computando 4,1 bilhões de transações (5,9% de alta). 

Em terceiro lugar, crescendo 31%, o cartão pré-pago contabilizou R$ 82 bilhões de pagamentos e totalizou um crescimento de 35% em transações, com 2 bilhões. 

Inovação em pagamentos

Marcando presença entre os consumidores brasileiros, o pagamento por aproximação tem alta de 66,3% e registra R$ 256,5 bilhões. Contabilizando mais de 4,5 bilhões de transações, o crescimento corresponde a 55,2%. 

O cartão de crédito aparece, novamente, como o mais utilizado. Com um total de R$ 140,9 bilhões, o aumento nos pagamentos é de 65%. O cartão de débito e pré pago aparecem em segundo e terceiro lugar com, respectivamente,  R$ 68,2 bilhões (+65,5%), e  R$ 47,3 bilhões (+72,3%).

De maneira inédita, os brasileiros estão pagando mais através da aproximação do que com um cartão tradicional nas lojas físicas. Atualmente, 60% dos consumidores pagam suas compras com aproximação e 35% usa frequentemente – sempre ou quase sempre – a tecnologia.

Apresentando maior preferência entre os jovens, 81% dos consumidores têm entre 14 e 18 anos e 71% na faixa de 25 a 34 anos. 

Compras no e-commerce

A utilização dos cartões em meios onlines manteve um ritmo acelerado de crescimento no terceiro trimestre, segundo a Abecs. 

Com destaque para o cartão de débito que tem ganhado mais espaço no mundo online e demonstra um crescimento de 40,5% no terceiro trimestre de 2023.

Ademais, as transações virtuais registraram R$ 212,2 bilhões, uma alta de 13% que acontece em função dos novos hábitos de consumo dos brasileiros.  

Em média, as transações contabilizadas foram de 1,7 bilhões.