OTO chega ao mercado para revolucionar o varejo e incluir os vendedores de lojas físicas na transformação digital
Criado com o objetivo de incluir os vendedores de lojas físicas no processo de transformação digital do varejo, chega ao mercado o OTO (nome inspirado em Online to Offline ou Offline to Online), aplicativo de Inteligência Artificial que empodera o vendedor da loja física e faz ele aumentar as suas vendas, além de oferecer um contato mais personalizado e humanizado aos clientes. A nova tecnologia é uma ferramenta de CRM para loja física, que possibilita a integração de todas as campanhas de marketing no cenário offline e online e faz com que o vendedor se torne mais um canal de comunicação alinhado às estratégias de negócio.
O aplicativo é uma peça essencial para elevar a digitalização do varejo, proporcionando integração entre as lojas físicas e o e-commerce, com dados obtidos por meio dos rastros deixados pelos clientes, tanto no ambiente online quanto no offline. O papel do OTO é transformar esses dados em informações que sugerem ações práticas, enviando notificações específicas para que cada vendedor interaja de forma ativa com o cliente, considerando o seu comportamento e preferências. Para isso, a ferramenta sugere comunicações personalizadas para serem enviadas por Whatsapp, SMS ou ligação.
Com poucos recursos tecnológicos disponíveis no mercado para as equipes de vendas das lojas físicas, o OTO deve revolucionar esse setor. “Nos últimos anos, vimos um crescimento muito forte em investimentos para a transformação digital do varejo. No entanto, não houve muitas mudanças no sentido de trazer inovação para os vendedores. A proposta do OTO é incluir o vendedor como peça-chave nesse processo de transformação digital, proporcionando uma ferramenta que lhe dê mais oportunidades para realizar o contato com os clientes de forma inteligente e humanizada”, explica Guilherme Bohnen, Diretor Executivo do OTO.
O OTO é um spinoff da área de tecnologia para varejo da Pmweb, empresa de tecnologia e serviços de marketing e CRM, que atua há 24 anos no mercado. A plataforma foi criada a partir da identificação de um gap no varejo, devido ao novo comportamento do consumidor e antecipando um movimento do mercado.
Desde o lançamento, há quase um ano, sofreu diversas atualizações para atender às novas demandas do mercado e do consumidor e teve um crescimento acelerado, principalmente por causa da pandemia, sendo implantada em mais de mil lojas de grandes redes do varejo, como a YouCom, Lebes, Usaflex, Havan, Dumond e Capodarte. As lojas que já empoderam os seus vendedores com a implantação deste aplicativo estão obtendo resultados muito positivos, alcançando uma taxa média de conversão de 15%.
“Com esta tecnologia, o vendedor passa menos tempo ocioso. Ele não precisa esperar o cliente ir até a loja, podendo entrar em contato por meio de ligação ou mensagem no WhatsApp, a partir das oportunidades geradas por meio da ferramenta. Por isso, o OTO é tão eficiente para aumentar as vendas e aproximar o consumidor da marca, oferecendo uma experiência de compra única para cada pessoa”, acrescenta Guilherme.