Logo E-Commerce Brasil

Organização logística é desafiante para a área de medicamentos especiais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Empresários precisaram se reinventar ao longo da pandemia da Covid-19 para oferecer produtos e serviços online, apresentando alternativas aos pontos físicos tradicionais. Se, para muitos, isso foi desafiador, imagine para quem precisa entregar remédios e, muitas vezes, a baixas temperaturas. Foi o que aconteceu com a 4BIO Medicamentos Especiais, que esteve presente no Congresso E-Commerce Saúde & Farma, realizado na quarta-feira (23).

Em sua palestra “Segurança e logística da operação: desafios para a entrega de medicamentos especiais”, o fundador e CEO André Kina explicou como a empresa – líder em varejo na área de medicamentos especiais – cresceu mais de 50% durante o isolamento.

“Conquistamos essa marca por meio do investimento em tecnologia”, disse Kina no evento, salientando que a complexidade do setor impulsionou as atividades. “Há produtos refrigerados a temperaturas de 2 a 8 graus. Colocá-los na casa do cliente em um prazo de 72 horas é um desafio. Na ponta sempre há um paciente”, observou, citando que até mesmo um chip de controle de temperatura foi disponibilizado no transporte.

Leia também: Saúde no e-commerce: como o bom uso de dados pode salvar vidas

A 4BIO integra o maior grupo farmacêutico do Brasil, o RD (RaiaDrogasil S.A.). Criado por Kina há 16 anos, o negócio lida com medicamentos de alto custo, incluindo as especialidades de reumatologia, oncologia e fertilidade.

São mais de 30 mil entregas pelo Brasil todos os meses. “Nosso objetivo é entregar cada vez mais rapidamente, elevando a capilaridade”, afirmou. Ele salientou que a prioridade é a segurança da medicação. “Para garanti-la, investimos em tecnologia, parceiros logísticos, ampliação do número de unidades e treinamento da equipe.”

A empresa também foi reconhecida com o selo “Great Place to Work 2021”. Para o CEO, esse é um dos segredos do crescimento das vendas nos canais digitais e da expansão por meio da abertura de novas filiais, além das quatro já existentes. “Buscamos inovação e tecnologia, mas também conquistamos muito engajamento a partir do cuidado que temos com as pessoas que trabalham na empresa. E isso é que faz a nossa diferença.”

Por Aline Gattoni, especial para o E-Commerce Brasil