Logo E-Commerce Brasil

OpenAI expande atuação do ChatGPT na área da saúde

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A OpenAI anunciou, nesta semana, o lançamento do ChatGPT Health, experiência dedicada dentro do ChatGPT voltada ao uso de informações de saúde. A novidade foi desenvolvida para apoiar usuários na compreensão de exames, preparação para consultas médicas e organização de informações relacionadas a bem-estar. A empresa reforça que a novidade não substitui o acompanhamento profissional.

OpenAI expande atuação do ChatGPT na área da saúde
(Imagem: Divulgação/OpenAI)

Segundo a empresa, saúde já é uma das categorias mais acessadas na plataforma. Com base em análises anonimizadas, semanalmente, mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo fazem perguntas sobre saúde e bem-estar no ChatGPT. A nova área busca estruturar esse uso em um ambiente separado, com proteções adicionais para dados sensíveis.

A funcionalidade foi desenvolvida a partir de feedbacks de aproximadamente 260 médicos de 60 países ao longo de dois anos. Esse trabalho serviu para a gigante da inteligência artificial (IA) compreender tanto as funcionalidades quanto os critérios de resposta do modelo, incluindo quando orientar o usuário a procurar atendimento médico.

O ChatGPT Health começa a ser disponibilizado para um grupo restrito de usuários iniciais. A OpenAI informou que pretende ampliar o acesso gradualmente e liberar o recurso para todos os usuários na web e sistema iOS nas próximas semanas. Já existe uma lista de espera para a inscrição dos interessados.

Vale lembrar que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza o ChatGPT globalmente.

Integração de dados e contexto de saúde

O ChatGPT Health permite que usuários conectem, de forma opcional e segura, prontuários eletrônicos de saúde e aplicativos de bem-estar para contextualizar as respostas com base em dados próprios. Entre os usos previstos estão a interpretação de resultados de exames, o apoio na preparação para consultas médicas, a análise de padrões ao longo do tempo e a orientação sobre alimentação, exercícios e planos de saúde.

A empresa reforça que o serviço não realiza diagnósticos nem indica tratamentos, atuando como ferramenta de apoio informacional. As conversas no ambiente de saúde não são utilizadas para treinar os modelos fundacionais da OpenAI.

Conexão com prontuários e aplicativos

Nos Estados Unidos, a OpenAI, que está em negociação bilionária com a Amazon, firmou parceria com a b.well para viabilizar a conexão com prestadores de saúde e prontuários eletrônicos, disponíveis apenas para usuários maiores de 18 anos. Também é possível integrar dados de aplicativos de bem-estar, como Apple Health, Function e MyFitnessPal, mediante consentimento explícito.

Segundo a empresa, todos os aplicativos disponíveis na área de saúde passam por avaliações adicionais de privacidade e segurança e coletam apenas os dados mínimos necessários. O usuário pode revogar o acesso a qualquer momento.

Privacidade do usuário

O ChatGPT Health funciona em um espaço dedicado dentro da plataforma, mas com isolamento das demais conversas. Informações, arquivos e memórias relacionadas à saúde permanecem restritos a esse ambiente, embora o histórico fique visível ao usuário para consultas posteriores.

Mesmo podendo utilizar, quando relevante, dados contextuais gerais, como mudanças recentes de endereço ou rotina, o sistema impede que informações de saúde sejam compartilhadas com conversas fora desse espaço. O usuário também pode visualizar ou excluir memórias a qualquer momento.

De acordo com a OpenAI, todas as conversas no ChatGPT já contam com criptografia em repouso e em trânsito. No caso do ChatGPT Health, foram adicionadas camadas extras de proteção, incluindo isolamento específico para dados de saúde.

A plataforma também oferece recursos como chats temporários, exclusão de conversas em até 30 dias e autenticação multifator para reforçar a segurança contra acessos não autorizados.