Comprar online e retirar na loja física ou vice-versa é mais uma comodidade para o cliente e, às vezes, um desafio para o lojista. Implementar uma boa operação de omnichannel não é para qualquer um, ainda mais na Black Friday, com o aumento exponencial de pedidos. Pensando nisso, Tiago Girelli, CEO da Tray, enumerou estratégias de omnichannel para uma Black Friday de sucesso, durante o Big Solutions, nesta terça-feira (20).
1 – Investimento em tecnologia para atender o cliente
“A gente investe pouco em tecnologia no Brasil, mas é muito importante ter um bom canal online para solicitar troca e devolução, além de integração ao sistema ERP/PDV”, diz Girelli.
2 – Incentivo ao uso do Pix
“ O Pix é a segunda forma de pagamentos mais utilizada pelos brasileiros”, segundo o executivo.
3 – Estoque
“Fuja do papo clichê. Tenha estoque relevante para os produtos da curva A. E negocie com fornecedores para ter os produtos que serão ofertados”, aconselha.
4 – Preço
“Diga não aos preços divergentes nos diversos locais de compra. Não pode ter preço diferente na loja física e na loja online”, enfatiza.
5 – Orçamento de publicidade
“É hora de aumentar o investimento em publicidade”, diz Girelli.
6 – Influenciadores
“ A personificação da marca através da imagem de influenciadores. Um exemplo é a vencedora do último BBB, da TV Globo. Agora, ela é uma das maiores vendedoras de produtos do Brasil”, lembra.
7 – Cashback como estímulo a compras futuras
“O cashback é um artifício para apimentar a relação com o cliente. O novo consumidor valoriza o cashback. Às vezes, não temos margem para dar desconto, mas com o cashback, o cliente volta para comprar. É um custo mais barato que o de um novo cliente”, ensina.
8 – Comunicação
“É importante ter comunicação entre todos os canais de venda”, afirma.
9 – O uso do ponto físico para retirada de compra online
“Você já fazia, mas o que você fez de diferente para se adequar à pandemia?”, provoca Girelli. “Incentivar a visita à loja física com desconto na loja virtual, por exemplo, ou vice-versa, é uma boa estratégia”, conta.
Outra vantagem da retirada em loja física é a eliminação do frete. “Um dos principais motivos de abandono de carrinho é o valor do frete em 70% dos casos. O número de pedidos com frete grátis aumentou 41% em 2020. Drive thru, que virou moda na pandemia, também chegou para ficar”, afirma Girelli.
10 – Mensure
“Black Friday não é só sucesso financeiro, é tempo de avaliar sua empresa como um todo. Por isso, faça uso do NPS”, aconselha o executivo.
O E-Commerce Big Solutions – Black Friday acontece nos dias 20, 21 e 22. As inscrições gratuitas seguem abertas durante todos os dias do evento.
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Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil