No Fórum E-Commerce Brasil 2023, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, a Octadesk, uma empresa Locaweb Company, em parceria com o Opinion Box, lança com exclusividade uma pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor online brasileiro no comércio eletrônico, o E-commerce Trends 2024. O estudo apresenta todas as preferências dos consumidores e visa compreender a jornada do cliente em um contexto híbrido e seus hábitos de consumo, que demandam cada vez mais praticidade e tecnologia.
Os dados e insights serão apresentados em primeira mão durante a palestra “Desvendando e hackeando as preferências do consumidor: tendências do e-commerce brasileiro”, no dia 27 de julho, às 16h15, no palco Soluções. Ministrada por Mahara Scholz, Head de Revenue da Octadesk, a apresentação traz dados exclusivos sobre as preferências de atendimento e expectativas no que se refere à experiência de compra online.
Mahara ressalta que em um mercado cada vez mais competitivo, tomar decisões embasadas em dados é crucial para impulsionar o sucesso do e-commerce – e é exatamente nesse contexto que estes dados se tornam essenciais para os negócios que desejam se manter competitivos e alinhados com os movimentos de consumo no Brasil. “Mesmo com a crescente demanda do e-commerce, é preciso estar atento às transformações do consumidor e exigências ao longo da jornada de compra. Só assim será possível antecipar-se às demandas do mercado e compreender a fundo como essas mudanças podem impactar diretamente a performance das atividades eletrônicas”, afirma. A especialista ainda destaca que com o estudo em mãos é possível identificar quais produtos ou serviços têm maior demanda, como os consumidores preferem interagir com o e-commerce, quais canais são mais eficazes e quais melhorias podem ser implementadas para aprimorar a experiência do usuário. “Com essas informações em mãos, os gestores podem otimizar a oferta de produtos, personalizar campanhas de marketing e melhorar a usabilidade da loja, tudo com base em dados concretos”, completa.
Ativações
Ainda durante os três dias de evento, a Octadesk fará diversas ativações no estande para que o público vivencia a experiência do chat-commerce, solução de comércio por conversas que será oficialmente lançada no Fórum E-commerce Brasil 2023. Os visitantes poderão experimentar na prática a plataforma e conhecer a novidade que gera mais vendas, reduz custo e melhora a experiência do cliente. Quem passar pelo estande e interagir com a simulação da jornada de compra via WhatsApp, vai poder garantir brindes personalizados que vão desde tatuagens temporárias e adesivos, até chances para se divertir na máquina de pelúcias e na roleta para ganhar um item especial: uma camiseta edição limitada, que possui realidade aumentada e que é produzida em parceria com a Paranoid Music Store, loja criada pelo PJ, baixista do Jota Quest.
Mahara conta que para esta primeira participação, a empresa preparou três estampas do mascote da empresa, o polvinho, inspirado no vocalista do Queen, Freddie Mercury, no guitarrista do grupo Guns N’ Roses, Slash, e no Eddie, mascote da banda de heavy metal Iron Maiden. “Nas estampas, existe um QR Code, que quando escaneado pela câmera do celular abre uma animação que utiliza realidade aumentada com a trilha sonora relacionada a estampa. Queremos oferecer uma experiência única que conecte elementos virtuais com o mundo real. Em apenas um clique, conseguimos transformar um item básico, como uma camiseta, em algo tecnológico”, finaliza.