Logo E-Commerce Brasil

O que não pode faltar em uma loja virtual

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Vender pela internet hoje é algo que ninguém pode desconsiderar. Se você já tem lojas físicas consolidadas, pode ampliar resultados. E se quer iniciar um novo negócio, a grande rede pode ser um caminho fantástico para chegar ao público sem precisar fazer grandes investimentos. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados na hora de escolher a plataforma que vai utilizar e avaliar bem se ela tem tudo aquilo de que você precisa para entregar a seus clientes a melhor experiência e conseguir os melhores resultados.

Elencamos aqui os principais fatores que devem ser considerados na hora de escolher a plataforma para seu e-commerce. Confira abaixo:

Estabilidade
Quando for escolher o sistema que vai abrigar sua loja, o fator primordial é estabilidade, em pelo menos dois aspectos. O primeiro deles é com relação à solidez da empresa no mercado. Imagine só se ela fecha as portas, encerra o serviço e você, de surpresa, fica com sua loja indisponível? É fundamental ter a garantia de que seu negócio estará em boas mãos. Por isso, avalie o histórico e as referências da companhia antes de contratar. E verifique também a estabilidade técnica do serviço prestado. Lojas virtuais não podem se dar ao “luxo” de ficar um minuto sequer fora do ar. Quedas representam perdas.

Usabilidade
Você tem que se preocupar com a estratégia, a gestão financeira, o marketing e mais uma série de áreas críticas para o funcionamento do seu negócio. Não pode perder tempo com sistemas de difícil manuseio. Quando for escolher uma plataforma para seu e-commerce, privilegie aquelas que têm interfaces simples, intuitivas e objetivas, que facilitem ao máximo sua vida. O gerenciamento concentrado (vendas, estoque, formas de pagamento, entregas, impostos etc.) de tudo que diz respeito às suas vendas online é um ponto fundamental a ser considerado.

Design
A aparência de uma loja virtual influencia muito no resultado das vendas. A plataforma escolhida por você precisa oferecer boas opções de layout para suas páginas. E mais do que boas opções, é preciso oferecer muitas. Afinal, você não quer correr o risco de criar uma página igual à do seu concorrente, não é mesmo?

Responsividade
O mobile hoje já responde por uma parcela considerável das vendas do e-commerce no Brasil. E a tendência é que os dispositivos móveis se tornem a principal porta de acesso à internet em poucos anos. Por isso, sua loja precisa estar abrigada em um sistema que se adapte bem aos diferentes tipos de telas.

Segurança
Outro ponto chave para uma loja virtual é a segurança. As fraudes virtuais são ameaças constantes e sites que não ofereçam aos consumidores garantias de compras seguras têm bem menos chances de vender. Portanto, certifique-se de que sua escolha se deu por uma plataforma segura.

Suporte ágil
Leve em conta também a forma como a empresa prestadora do serviço disponibiliza suporte. Embora você deva tomar todos os cuidados para contratar uma plataforma que permita a maior autonomia possível, podem ocorrer situações em que você precise de apoio técnico especializado, mesmo que seja apenas para tirar dúvidas. Então leve isso em conta na hora de contratar. A empresa oferece suporte 24h? Sim, inclusive de madrugada. Afinal, se você é um empreendedor iniciante, muito provavelmente conciliar seu novo negócio com algum outro trabalho. E aí é empregado durante o dia e empresário à noite.

Cupons de desconto
Se o sistema que você utiliza para gerenciar sua loja já oferecer mecanismos para geração de cupons de descontos de forma integrada, isso também é um diferencial importante. Afinal, ações com cupons geram muitos resultados.

Fonte: Administradores