O Nuvem Pago, solução de pagamento própria da Nuvemshop, confirmou a movimentação de R$ 640 milhões em vendas em 2022. Com mais de 100 mil lojas presentes na Nuvemshop, a ferramenta também cresceu sua base de cliente, chegando a 15 mil usuários no Brasil.
De acordo com o levantamento do Nuvem Pago, cerca de 65% do montante foi transacionado por meio do cartão de crédito. Por outro lado, o Pix e o boleto representaram 32% e 3%, respectivamente.
Para Renato Burin, head do Nuvem Pago, a digitalização dos pagamentos é uma tendência compreendida a partir dos números da solução. Neste caso, o executivo acredita que dinheiro e boleto devem dar ainda mais espaço para o Pix.
Outras tendências
Além disso, Burin também acredita que dados alternativos, ou seja, informações não-convencionais, podem ser mais utilizadas em 2023 para modelar risco de crédito e ofertas de serviços financeiros por empresas não financeiras.
A utilização de carteiras digitais, QRs Code e BNPL (Buy Now, Pay Later – compre agora, pague depois) também estão no escopo esperado de crescimento no hábito da sociedade.
Por fim, o especialista acredita que, neste ano, existirá mais necessidade de crédito por parte dos empreendedores. A ação visa expansão dos negócios diante do cenário macro econômico mais desafiador.
Próximos passos
O Nuvem Pago foi lançado em outubro de 2021 e está disponível para todos os lojistas brasileiros cadastrados na plataforma Nuvemshop, sem custo de adesão.
“Neste ano, pretendemos ofertar aos lojistas a liberação antecipada, em dois dias, dos valores processados pelas compras online. Isso é muito relevante, sobretudo para os pequenos empreendedores que não têm capital de giro”, explica o executivo.
A solução foi expandida dentro da América Latina, sendo implementada na Argentina como “Pago Nube”.