As notificações sobre phishing no Brasil aumentaram 89% no segundo trimestre de 2012 em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano, segundo o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil). Em relação ao segundo trimestre de 2011, cresceram 184%.
O phishing é a postagem de um conteúdo malicioso na internet sob uma roupagem de um serviço confiável, geralmente com o objetivo de furtar informações do usuário que cai na armadilha.
O CERT.br classifica como phishing o uso de páginas falsas de instituições financeiras e de comércio eletrônico para enganar usuários e roubar dados.
Notificações sobre outros tipos de tentativas de fraude, não relacionadas a serviços financeiros ou comércio eletrônico, aumentaram 4% em relação ao primeiro trimestre de 2012. Em relação ao primeiro trimestre de 2011, houve cinco vezes mais notificações nesse sentido.
As notificações no Brasil sobre ataques a servidores de internet para explorar vulnerabilidades de sistemas aumentaram 11% em relação ao trimestre anterior e 176% em relação ao segundo trimestre de 2011.
Com informações de Folha de S.Paulo