Logo E-Commerce Brasil

No varejo, volume de vendas cai 7,6% em fevereiro

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O volume de vendas do comércio brasileiro caiu 7,6% em fevereiro, comparando com o mesmo mês em 2022. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que mede ritmo de vendas do setor. O levantamento, que está em sua segunda edição, foi elaborado pela empresa de Stone e o Instituto Propague.

De acordo com o estudo, a queda reflete a retomada das atividades de Carnaval. Além disso, ela ocorre após um crescimento de 0,3% das vendas em janeiro deste ano.

Veja as categorias e suas performances no período:

Hipermercados e Supermercados

Já vindo de queda (5,7%) em janeiro, foi um dos destaques da pesquisa, com retração de 13,9% no volume de vendas.

Artigos Farmacêuticos

Embora o volume de vendas tenha caído 2,4% em fevereiro, o segmento contou com melhora de 1,2% no comparativo mensal sazonalmente ajustado. É o único indicador positivo do mês.

Mais segmentos

Materiais de construção (5,8%), Móveis e Eletrodomésticos (7,6%), Livros, jornais, revistas e papelarias tiveram baixa (9,2%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (12,2%) apresentaram retrações.

Estados

Segundo a Stone Varejo, a normalização do calendário festivo, com o retorno efetivo do Carnaval, afetou negativamente todos os segmentos analisados, além de 26 dos 27 estados. Apenas o Espírito Santo apresentou melhora, com alta de 0,7% do volume de vendas no comparativo entre fevereiro de 2022 e 2023.

A levantamento mostrou os seguintes índices de quedas:

Rio Grande do Norte (15,1%)
Sergipe (14,8%)
Pernambuco (9,4%)
Distrito Federal (9,4%)
Rio Grande do Sul (8,8%)
Paraná (8,6%)
Ceará (8,3%)
Pará (1,5%)
Acre (0,7%)