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Quando o marketing personalizado pode dar errado? Descubra e não cometa esses erros

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O marketing personalizado se tornou uma forte tendência nos últimos anos, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores cada vez mais exigentes.

No entanto, ainda que possa trazer muitos benefícios e ganhos, a personalização de marketing pode dar errado quando não é feita de maneira adequada ou ética.

Para evitar esse tipo de situação é importante não só conhecer as possibilidades dessa estratégia, mas os principais erros que as pessoas e negócios cometem ao adotá-la. 

Vamos, então, entender quando o marketing personalizado pode dar errado?

1. Quando ele ultrapassa as barreiras da privacidade

Se por um lado, os visitantes esperam e preferem experiências personalizadas, eles também não querem ter sua privacidade e rotina invadidas por conteúdos publicitários ou suas informações pessoais vendidas e utilizadas sem sua autorização.

Por isso, é fundamental que qualquer ação de marketing personalizada seja pensada dentro dos limites éticos e legais. Na prática, isso significa respeitar as orientações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.

Caso contrário, além de consequências jurídicas, a sua empresa poderá oferecer uma experiência negativa aos seus clientes e deixá-los desconfortáveis com relação ao uso de seus dados pessoais. O que pode fazê-los encerrar o relacionamento com a sua marca.

A personalização “vai longe demais” quando os visitantes começam a pensar “isso é assustador” em vez de “isso é útil”. Portanto, tenha isso em mente e não ultrapasse esse limite tênue, mas tão importante.

2. Quando as ações não são autênticas e intuitivas

Enquanto a personalização excessiva pode ser assustadora, a personalização generalizada ou contraintuitiva pode ser desperdício de tempo e recursos. Em outras palavras, a personalização precisa de contexto para fazer sentido e ter efeitos positivos.

Para personalizar com eficiência, é necessário compreender o público, o mercado e as tendências. No entanto, é necessário manter o tom de voz e posicionamento da marca mesmo nas personalizações mais específicas ou complexas. 

Ou seja, o marketing personalizado precisa ser contextual, autêntico e quase que instintivo. Não pode ser generalizado ou estereotipado. Deve ser segmentado, mas ao mesmo tempo inclusivo. E isso é um dos maiores desafios dessa estratégia!

3. Quando a segmentação é ineficaz

Por falar em segmentação, este também é um ponto que pode prejudicar o marketing personalizado. Afinal, a personalização precisa não só fazer sentido para a marca, o mercado e o público como um todo, mas para os grupos específicos que estão recebendo cada mensagem. 

É preciso garantir que a audiência certa seja atingida, que a personalização tenha propósito e relevância, e encante o cliente em vez de incomodá-lo. 

Para isso não basta só coletar os dados, é preciso ir além do básico (idade, sexo e localização), cruzá-los e tirar o máximo de insights para segmentar seu público com a maior precisão e detalhe que for possível. 

Só assim, as estratégias serão realmente contextuais e poderosas para conduzir os consumidores até o fim da jornada de compra.

4. Quando o conteúdo é personalizado, mas a experiência não

Lembre-se: de nada adianta o marketing enviar a mensagem certa, na hora certa, para o usuário certo, mas as páginas de destino e pontos de contato para a conversão não entregarem o mesmo nível de qualidade e personalização.

Marketing personalizado não é só sobre conteúdo, mas sobre toda a experiência e interação entre marca e cliente. É impossível obter resultados expressivos sem levar isso em conta e pensar a personalização para além da comunicação de vendas.

E a melhor forma de conseguir estruturar uma entrega deste nível é combinando estratégias de marketing personalizado com CRO – otimização para a conversão

As estratégias de personalização trazem o usuário ao site falando exatamente o que ele gostaria de ouvir. Já o CRO, faz com que a usabilidade do site atenda às expectativas dos usuários, direcionando-os para a conversão.

Agora, se você quer encantar, engajar e fidelizar seus usuários sem precisar contratar ou entender várias ferramentas e conceitos para isso, talvez deva conhecer os serviços da Nerau CX

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