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Natal 2023 promete recorde de vendas para o varejo digital

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher carregando duas sacolas brancas enquanto caminha
Imagem: reprodução

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) o brasileiro está mais disposto a gastar, por isso a Black Friday 2023 teve um dos melhores resultados desde a criação da data, solidificando-se como a campanha mais importante do ano para as lojas virtuais. 

Nos últimos 3 anos, o faturamento médio por loja ao longo de dezembro tem sido consistentemente menor do que em novembro, mas os resultados positivos da Black Friday podem ajudar a aumentar as vendas do Natal 2023, que deve ser ainda melhor para o comércio, com uma expectativa de aumento de 5,6% nas vendas.

Em 2022, a queda no faturamento mensal entre os meses de novembro e dezembro foi de 36,1%. Na época, a Black Friday estava mais associada ao comércio eletrônico do que o Natal, mas segundo uma pesquisa realizada pela Meta, 87% dos consumidores vai deixar as compras de fim de ano somente para o Natal e 64% deles pretendem comprar online. (Fonte: Expectativas da Temporada de Compras 2023).

Historicamente, o mês de dezembro possui um saldo positivo para o comércio eletrônico. Entre outubro e dezembro de 2022, o faturamento médio por loja dos clientes da edrone mais do que duplicou, passando de R$ 161.774,01 para R$ 387.018,38.

Faturamento Médio por Loja e Média de Pedidos por Loja dos clientes edrone nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022
Imagem: reprodução, faturamento médio por loja e média de pedidos por loja dos clientes edrone nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022

Segundo dados do sistema edrone, o ticket médio no Natal de 2022 foi de R$ 249,27, ligeiramente menor que o de 2021, porém 25,2% maior do que em 2020. Considerando a inflação acumulada de 17,27% entre 12/2020 e 11/2022, houve um aumento real de 6,76% no ticket médio das lojas virtuais. Infelizmente, não se pode dizer o mesmo do faturamento médio por loja, que ficou 10,8% abaixo do que seria corrigindo pela inflação de 2020 a 2022.

A lição que pode ser tirada dos resultados de novembro e dezembro de 2022 é que as automações de marketing para e-commerce podem fazer a diferença nas vendas de final de ano, aumentando o ticket médio das compras via cross selling e garantindo maiores taxas de recompra, ou seja, a retenção dos clientes conquistados nos períodos de alta. Um CRM para captação de dados dos consumidores conquistados também é fundamental para manter um relacionamento de longo prazo com esses usuários, transformando visitantes esporádicos em clientes fiéis.

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