Logo E-Commerce Brasil

Na NRF 2024, Google Cloud anuncia inovações de IA generativa para o varejo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Durante a NRF 2024, o Google Cloud apresentou sua onda de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial generativa. Focadas em impulsionar a personalização das compras online e modernizar as operações no varejo. As soluções apresentadas têm como objetivo otimizar a performance dos lojistas em seus sites e aplicativos — o mesmo vale para a eficiência do atendimento ao cliente e a modernização dos catálogos de produtos.

Logo do Google IA
No caso da função de enriquecimento de conteúdo e catálogo, a tecnologia do Google Cloud simplifica a catalogação de produtos ao criar e analisar automaticamente imagens e textos descritivos

Entre as inovações apresentadas, destacam-se o Vertex AI Search for Retail e o Google Distributed Cloud Edge. O Vertex AI Search for Retail integra tecnologias de linguagem natural, permitindo aos varejistas aprimorar a pesquisa, navegação e recomendações em suas vitrines digitais. Isso possibilita a personalização de modelos de linguagem de acordo com o catálogo exclusivo de produtos e padrões de busca dos clientes — na prática, segundo a gigante das buscas, melhora a relevância dos resultados para consultas específicas.

A solução de Conversational Commerce é outra novidade, que visa facilitar a integração de agentes virtuais generativos nos sites e aplicativos das lojas. Esses agentes são capazes de manter conversas naturais com os compradores, compreendendo suas preferências e oferecendo opções de produtos precisas. A Victoria’s Secrets & Co., por exemplo, já se comprometeu a utilizar essas tecnologias para criar experiências de compras online personalizadas.

IA e o atendimento ao cliente

No âmbito do atendimento ao cliente, o Google Cloud apresenta uma solução de modernização que se integra ao CRM do varejista. A ideia é permitir o uso de agentes baseados em IA para oferecer recomendações personalizadas, agendar compromissos e fornecer informações sobre pedidos. Essa abordagem, alimentada por tecnologias de IA generativa, também contribui para aumentar a produtividade dos funcionários, oferecendo resumos de conversas por chat e sugestões de resposta em tempo real.

No caso da função de enriquecimento de conteúdo e catálogo, a tecnologia simplifica a catalogação de produtos ao criar e analisar imagens e textos descritivos automaticamente. Isso resulta na geração rápida de conteúdo, como descrições de produtos, metadados e linguagem otimizada para SEO.

IA para otimizar lojas físicas

Para modernizar as operações nas lojas físicas, o Google Distributed Cloud Edge oferece uma solução combinada de hardware e software gerenciada. Focada no varejista, a configuração permite experiências modernas com IA em milhares de locais com pouca ou nenhuma conectividade à Internet.

De acordo com a empresa, os varejistas físicos podem economizar recursos de TI instalando três servidores de formato pequeno gerenciados pelo Google Cloud em qualquer loja — o recurso facilita a coleta de análises, simplificando operações essenciais.

Todos os novos produtos estarão disponíveis globalmente durante o primeiro trimestre de 2024, com o Google Distributed Cloud Edge já disponível em países especificados (o Brasil consta na lista). O novo LLM no Vertex AI Search está em public preview para varejistas qualificados, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024.