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IA generativa: transformando o varejo em uma experiência personalizada

Por: Alisson Aguiar

Global Retail Practice Senior Director da Compass UOL

Formado em Ciência da Computação pela UPF e com MBA em Tecnologia Aplicada a Negócios pela ESPM, Alisson é Global Retail Senior Director da Compass UOL. Ao longo dos últimos anos, tem se dedicado a projetos de digitalização do varejo para empresas do Brasil e exterior por meio do uso de plataformas e tecnologias de parceiros estratégicos com atuação global.

Em uma era em que a tecnologia se entrelaça com praticamente todos os aspectos da sociedade e do cotidiano das pessoas, o setor varejista não poderia ficar alheio a essa transformação. A inteligência artificial generativa (Gen AI) emergiu como força por trás de mudanças profundas, revolucionando a maneira como compramos, vendemos e experimentamos produtos e serviços. No centro desse turbilhão de novidades, está a capacidade dessa solução tecnológica em remodelar a face do varejo, trazendo consigo uma infinidade de benefícios.

A IA generativa é uma revolução que está modificando a maneira como interagimos com as empresas varejistas, e ela vem alterando não apenas a forma como compramos, mas também como as empresas vendem, criam e se conectam com os consumidores.

Imagine-se entrando em uma loja virtual que se ajusta automaticamente às suas preferências, mostrando produtos que se encaixam perfeitamente no seu estilo de vida, sugerindo combinações únicas baseadas no seu histórico de compras e até mesmo antecipando suas necessidades. Esse é o poder da IA generativa na prática, que torna a experiência de compra mais intuitiva e, acima de tudo, mais satisfatória para os consumidores.

Números

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista brasileiro tem encarado um cenário mais positivo em 2023 por causa da melhora em fatores como inflação, concessão de crédito e mercado de trabalho. Os dados revelam que as vendas cresceram 0,7% em julho ante junho deste ano – o melhor desempenho para o setor desde março, quando também tinha avançado 0,7%.

O mesmo estudo apresenta que quatro das oito atividades que abarcam o comércio varejista registraram progressos nas vendas em julho ante junho de 2023: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (11,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,4%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).

Outro estudo conduzido por Boston Consulting Group (BCG) e MIT Sloan Management Review (MIT SMR) revela que mais da metade (51%) das empresas que utilizam a IA generativa na América Latina já experimentaram lucros com essa tecnologia – 7% delas relataram, inclusive, retornos financeiros significativos.

Otimização de processos

Um dos elementos que a IA generativa transporta para o varejo é a capacidade de otimizar processos. Ao automatizar tarefas como geração de designs de produtos, criação de campanhas de marketing altamente singulares e até mesmo a previsão de tendências, as empresas podem reduzir significativamente o tempo e os recursos necessários para essas atividades, direcionando-os para áreas de maior complexidade do negócio.

O relatório CX Trends 2023 aponta que 59% dos consumidores querem que as empresas usem os dados coletados sobre elas para criar experiências personalizadas. Diante desse cenário, as oportunidades são vastas, pois, conforme a IA generativa continua a moldar o varejo, a experiência do cliente é constantemente melhorada, os modelos de negócios redefinidos e as estratégias de marketing das empresas aperfeiçoadas. As marcas que abraçam essa tecnologia e a utilizam de forma estratégica e ética estão um passo à frente, impulsionando o setor para um futuro mais inovador e promissor.

Recomendações e sucesso

A inteligência artificial generativa também revoluciona a experiência do varejo multicanal devido à sua capacidade de cravar recomendações precisas em diversos canais simultaneamente, como sites, redes sociais e aplicativos móveis. Essa funcionalidade de gerar conteúdo dinâmico e relevante em tempo real eleva as vendas e fortalece a fidelidade à marca ao oferecer uma jornada de compra integrada e fluida.

Para implementar com sucesso a inteligência artificial generativa em processos, é importante iniciar com uma compreensão clara do problema a ser resolvido e dos resultados desejados. Identificar e delimitar os dados relevantes são ações fundamentais, pois servirão de base para treinar os modelos de IA. Explorar frameworks e algoritmos apropriados pode ser um ponto de partida valioso. Experimentar iterativamente, ajustando hiperparâmetros e refinando o modelo, é uma prática essencial para alcançar resultados mais precisos e relevantes para o contexto específico de aplicação. Para isso, o mercado de tecnologia conta com empresas especializadas em transformação digital e tecnologias emergentes.

A IA generativa não é, portanto, uma tendência passageira. Trata-se de uma revolução que está modificando fundamentalmente a maneira como interagimos com as empresas varejistas. O seu impacto é tangível e palpável, alterando não apenas a forma como compramos, mas também como as empresas vendem, criam e se conectam com os consumidores. É, sem dúvida, um capítulo emocionante que começou a ser escrito há pouquíssimo tempo na história do varejo moderno e tem tudo para virar um best-seller, como foram a energia elétrica e a internet.