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  Redação E-Commerce Brasil

Mulheres lideram no e-commerce no Brasil, mas ainda faturam menos

Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021   Tempo de leitura: 2 minutos

As micro e pequenas empresas comandadas por mulheres estão mais presentes no e-commerce do que as lideradas por homens, mas faturam menos. É o que aponta um estudo Data Nubank, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o estudo, 72% das empreendedoras possuem vendas no ambiente online, enquanto 64% dos homens fazem o mesmo.

Também são as empreendedoras que proporcionalmente vendem mais online do que os homens: 20% dos negócios liderados pelas mulheres têm mais de 75% de seu faturamento proveniente das vendas em redes sociais, aplicativos ou internet, contra 15% dos homens.

A pesquisa indica que esse cenário se deva à tripla jornada de trabalho das mulheres e à flexibilidade de horários por meio dessa modalidade de vendas. A maior escolaridade média das mulheres quando comparadas aos homens que empreendem também pode explicar os números.

Segundo a pesquisa, empreendedores homens, que são clientes do Nubank e têm conta PJ, obtiveram nos sete primeiros meses de 2021 uma receita média 23% maior do que as mulheres. Em 2020 essa diferença era de 10,8%.

Isso quer dizer que, além de terem uma receita maior, a distância entre as receitas de empresas geridas por homens e por mulheres tem crescido durante a pandemia, aumentando a desigualdade de renda entre os gêneros.

Leia também: Após Cyber Monday, PMEs fecham semana da Black Friday com faturamento de R$ 122 milhões

Fonte: G1

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