Logo E-Commerce Brasil

Métricas essenciais para se acompanhar em um e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

As métricas de e-commerce são parâmetros que permitem mensurar o desempenho do negócio. Na prática, são medidas quantificáveis que funcionam como uma espécie de bússola para orientar estratégias da empresa, sabe?

Ficar de olho nos números, portanto, é fundamental porque eles mostram se suas ações apresentam resultados satisfatórios. E para monitorar tudo isso, vale contar com apoio de ferramentas especializadas, como a RA Trustvox. Vamos explicar melhor sobre isso daqui a pouco, combinado?

A seguir, vamos falar mais sobre as métricas mais importantes para o e-commerce e mostrar como a RA Trustvox pode ajudar nesse sentido!

Quais são as principais métricas de e-commerce?

Antes de tudo, vale lembrar que as métricas não devem ser analisadas de maneira isolada. Todas elas têm a sua relevância, mas é necessário inseri-las em um contexto para conseguir extrair dados de valor.

Esclarecimentos feitos, chegou a hora de conhecer as métricas e-commerce mais importantes. Veja só quais são elas!

Return of Investiment (ROI)

Em tradução literal para o português, a sigla ROI quer dizer “Retorno sobre o Investimento”. Como o próprio nome sugere, a métrica serve para avaliar se a sua empresa ganha ou perde dinheiro com as estratégias.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Para atrair clientes, é necessário investir. Nesse contexto, o CAC representa o valor que cada cliente custou para a sua empresa. Entram nessa conta os investimentos em marketing, anúncios, salário dos colaboradores, ferramentas e softwares e por aí vai.

Lifetime Value (LTV)

O LTV serve para quantificar o valor que cada consumidor levou para a sua empresa durante todo o relacionamento dele com a marca. Aliás, a métrica tem tudo a ver com o CAC. Afinal de contas, para ter um resultado positivo, o LTV precisa ser superior ao Custo de Aquisição do Cliente.

Taxa de rejeição

Sabe quando você entra em um site, não encontra o que procurava e sai dele rapidinho? Pois bem, esse movimento é registrado pela taxa de rejeição. Mais: no e-commerce, é necessário trabalhar para reduzir esse número ao máximo. Além de prejudicar o SEO da página, uma alta taxa de rejeição afeta negativamente as vendas.

Tempo médio de permanência no site

Quando um consumidor passa horas navegando pelo mesmo e-commerce, é sinal de que ele se interessou pelos produtos, não é mesmo? Nesse sentido, o tempo de permanência na página é um bom parâmetro para avaliar a qualidade do seu conteúdo.

Ao contrário da taxa de rejeição que prejudica o SEO, um alto tempo de permanência é um indicador de relevância. Logo, páginas com essa métrica alta tendem a conquistar melhores posições no ranqueamento orgânico.

Ticket médio

Essa é a métrica que mostra o valor médio gasto em cada pedido. Com esse número em mãos, fica mais fácil definir metas de vendas e pensar em formas de incentivar o aumento do consumo. Táticas como p;utm_medium=organic&utm_campaign=publieditorial-metricas-essenciais-ecommerce-tv&utm_term=all" target="_blank" rel="noopener noreferrer">cross selling, up selling, descontos progressivos e benefícios para compras acima de determinado valor, por exemplo, são algumas estratégias interessantes.

Frequência de compra

A frequência de compra é um indicador interessante para avaliar a fidelização de clientes e ter uma certa previsibilidade de receita. Além do mais, esse dado permite entender melhor o comportamento do consumidor para refinar as estratégias.

Como a RA Trustvox pode ajudar nesse sentido?

Em primeiro lugar, a RA Trustvox é uma plataforma de avaliação independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Agora, você deve estar se perguntando: o que a ferramenta tem a ver com as métricas de e-commerce? Calma que já vamos explicar.

A RT Trustvox tem a função de monitoramento via Google Analytics. Com essa integração, é possível obter números para comprovar o sucesso da ferramenta.

Por exemplo: você sabia que o uso de reviews aumenta as vendas do e-commerce? Pois bem, o dado pode ser comprovado no dashboard da RA Trustvox. Basicamente, a ferramenta permite acompanhar:

  • taxa de cliques;
  • taxa de conversão;
  • ticket médio;
  • tempo médio de permanência na página;
  • engajamento e fidelização de clientes.

Em resumo, acompanhar as principais métricas de e-commerce é fundamental para avaliar o sucesso do negócio. A RA Trustvox é a parceira ideal nesse momento por causa do monitoramento via Google Analytics. Com o recurso, é possível confirmar os benefícios dos reviews, pois os relatórios mostram o comportamento dos consumidores que interagem com a ferramenta.

Leia também: Convidados do Entre Amigos explicam quais métricas financeiras ficar de olho no e-commerce