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Métrica de ROI utilizada em mídias sociais está cegando os comerciantes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Profissionais do e-commerce e do marketing digital estão mensurando de forma equivocada seus investimentos em mídias sociais, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (21/03) pela Adobe Systems.

Para chegar nesta conclusão, a fabricante de software analisou aproximadamente 1,7 bilhão de visitas oriundas de grandes sites de mídia social, incluindo o Facebook, Twitter, Pinterest, Tumblr, Blogger, YouTube e Yelp a 225 sites norte-americanos dos setores de varejo, viagem e comunicação.

O relatório observa que o uso do “last-click attribution” – ou atribuir créditos da conversão ao último clique – como métrica de mensuração de ROI pode estar subestimando os benefícios das campanhas de mídias sociais em até 94% do seu real potencial.

Por exemplo, quando o consumidor visita e compra no site a partir de um link patrocinado, a grande maioria dos comerciantes atribui os créditos ao “último clique”, que neste caso, é o link patrocinado. Porém, esquecem – ou não tem habilidade e tecnologia para saber – que de fato quem encorajou – ou o primeiro a influenciar- o consumidor a comprar foi o post de um blogueiro meses antes de ocorrer o clique no link patrocinado e a conclusão da compra.

A Adobe sugere que os profissionais de comércio eletrônico e de marketing digital parem de mensurar a conversão com base na última visita, e implementem métricas baseadas no primeiro clique (First-click attribution), que dá os créditos da conversão ao canal que de fato levou a empresa até os clientes, potencializando os resultados e alocando de forma mais justa  o orçamento em marketing.

Com informações de E-commerce News