Logo E-Commerce Brasil

Mês do Carnaval foi marcado por busca por bebidas alcoólicas e móveis para casa

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Carnaval e bebidas alcoólicas estão intimamente associados. O que era um conhecimento empírico se comprovou no monitoramento das buscas de consumidores na internet em fevereiro do Radar Simplex, plataforma que usa inteligência artificial para captar as tendências em pesquisas online realizadas em mais de 2 milhões de landing pages de grandes e-commerces nacionais e nos principais buscadores do mercado. O levantamento indicou o termo “bebidas alcoólicas” como o campeão de crescimento em fevereiro, com um aumento de 46% nos clicks comparado a janeiro.

“Isso faz sentido, principalmente neste ano de 2022, marcado pela volta das festas de Carnaval em um momento de melhora das estatísticas da pandemia”, comenta João Lee, sócio fundador da Simplex. “A festa “ao vivo e a cores”, nas ruas e nos blocos, ao lado de viagens durante o feriado, foi um gatilho para uma demanda represada desde o ano passado se manifestar com força”, ressalta. “Mesmo que os tradicionais desfiles das escolas de samba, em sua maioria, terem sido adiados para abril, por restrições à Covid-19”, acrescenta.

“Sexagem fetal”, um tipo de exame para se conhecer o sexo dos bebês intrauterinos também despontou. “O crescimento deste item pode estar ligado a esta nova tradição e à volta das festas e encontros”, acredita Lee. Eventos do tipo “chá de revelação”, onde os pais e amigas organizam festas para as mamães descobrirem o sexo do bebê, tornaram-se uma tradição entre as grávidas, o que pode ter levado a uma demanda maior.

E uma tendência que se mantém há dois anos, também registrada no monitoramento do Radar Simplex em fevereiro, é a constante busca por um ambiente doméstico mais acolhedor. Isso é o resultado da maior importância que o lar, doce lar, assumiu ao longo de 24 meses de pandemia. Em fevereiro, o levantamento apontou, mais uma vez, alta nas procuras online por itens como guarda-roupas, sofás, mesas de jantar e cômodas. 

Confira abaixo os dez itens cujas buscas mais cresceram no ambiente online em importantes e-commerces brasileiros no mês de fevereiro.

1 – Bebidas alcoólicas

2 – Sexagem fetal

3 – Carteira masculina

4 – Guarda-roupa

5 – Sofá

6 – Corrente masculina

7 – Brincadeiras de carnaval

8 – iPhone XR

9 – Mesa de jantar

10 – Cômoda

Leia também: Mais de 80% dos varejistas usam as redes sociais, revela pesquisa