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Varejo sofre retração de 1,8% nas vendas em abril e e-commerce cresce, aponta Cielo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou, em abril, uma queda de 1,8% nas vendas do varejo em abril. O resultado contrasta com uma receita de vendas, em termos nominais, com alta de 0,7% e uma retração nas categorias de Bens Não Duráveis e Bens Duráveis e Semiduráveis.

(Fonte: Cielo)

No primeiro setor, a diminuição das vendas foi de 3,4%, com destaque negativo para o Varejo Alimentício Especializado. Para o segundo ponto negativo na análise, a queda foi de 1,7% e com negativa para Vestuário e Artigos Esportivos.

Em termos nominais, o e-commerce cresceu 7,2% em abril. Já as vendas presenciais caíram 1,1% em relação ao mesmo mês de 2023.

O macrossetor de Serviços contou com o único aumento no faturamento (2,7%), com destaque para o setor de Turismo e Transporte.

Além disso, alguns setores também tiveram alta, com Drogarias e Farmácias, beneficiado com reajuste de preços aplicado no início do mês. Os Materiais para Construção também voltaram a crescer pela primeira vez desde junho de 2021.

Regiões

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a abril de 2023 foram:

  • Norte (-4,3%);
  • Nordeste (-4,1%);
  • Sul (-3,0%);
  • Centro-Oeste (-2,6%);
  • Sudeste (-1,7%).

Pelo ICVA nominal, sem considerar o desconto da inflação e com ajuste de calendário, os resultados foram:

  • Sudeste (+1,1%);
  • Centro Oeste (-0,3%);
  • Norte (-0,6%);
  • Sul (-1,1%);
  • Nordeste (-1,3%).