Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre lança plataforma própria de live commerce

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Mercado Livre lançou o Mercado Livre Live, plataforma de vendas e branding, com transmissões ao vivo e integradas ao marketplace da companhia, com programas ao vivo e diários dentro do aplicativo do Mercado Livre.

A tecnologia envolvida na produção das lives é de criação do Mercado Livre e integrada ao seu ecossistema.

“Com as lives, queremos democratizar o social commerce, fortalecendo nossa plataforma para que marcas, vendedores e criadores de conteúdo possam realizar transmissões ao vivo e vender produtos, contando seus benefícios, realizando reviews mais detalhadas e mostrando seu funcionamento ou uso. A plataforma representa o futuro do e-commerce. Iniciaremos essa estratégia no Brasil, por ser um mercado mais maduro em que as lives commerces têm maior penetração, e expandiremos para toda a América Latina”, comenta Tainá Saramago, Gerente Regional de Live Commerce do Mercado Livre.

Como é a plataforma do Mercado Livre?

As lives serão diárias e o Mercado Livre Live contará com o próprio time de criadores de conteúdo formado por influenciadores, marcas, vendedores e colaboradores da própria companhia.

Para começar o projeto, foram selecionadas 100 marcas, vendedores e colaboradores a fazerem parte da geração de conteúdo. Em um segundo momento, o Mercado Livre irá ampliar a entrada de mais vendedores e marcas na plataforma. Na terceira etapa, a ferramenta estará disponível para que qualquer pessoa possa vender seus produtos ao vivo utilizando essa nova experiência de live streaming.

As gravações vão acontecer no Brasil de forma remota e presencial. Seguindo todos os protocolos da Covid-19 foram construídos cinco estúdios de filmagens na Melicidade, como é conhecido o escritório da empresa em Osasco, na grande São Paulo. Cada estúdio representará as verticais de conteúdo que serão foco nesta primeira etapa: Tecnologia, Beleza e Cuidado pessoal, Ofertas, Moda e Casa & Móveis.

As gravações também acontecerão nas próprias casas dos influenciadores selecionados. Cada um receberá um guia, para que possam realizar o streaming, suporte técnico e um kit com elementos de iluminação e cenografia para que possam criar seus conteúdos com maior qualidade.

“Nosso ecossistema está focado no usuário, com o objetivo de ser empático com suas necessidades e todos os dias desenvolver soluções que transformem e simplifiquem sua vida por meio de uma plataforma que vai além do transacional, gerando um espaço de experiência social, interação e entretenimento. Queremos surpreendê-los com uma experiência que se supere a cada dia. Trouxemos o futuro do e-commerce para região de forma pioneira e esperamos que nossos usuários gostem e participem conosco nesta nova frente”, finaliza Saramago.

Leia também: Mercado Livre lucra US$ 95,2 milhões no 3º trimestre, alta de 139,5%