O Mercado Livre oficializou, nesta semana, a chegada de seu novo programa de afiliados e criadores. Com objetivo de dar mais caminhos para produtores de conteúdo monetizarem o trabalho, a iniciativa permite que influenciadores e criadores convertam seu engajamento digital em renda adicional indicando produtos e participando de campanhas. Além disso, também integra os esforços da companhia para se fortalecer no social commerce, acompanhando as novas dinâmicas da creator economy.

A partir disso, os participantes podem recomendar produtos por meio de links exclusivos e receber recompensas de até 16% de participação. Criadores com, no mínimo, 10 mil seguidores — no Instagram ou TikTok — podem monetizar vídeos e integrar campanhas promocionais. As plataformas, aliás, também estão com ações voltadas ao mesmo grupo.
De acordo com Renata Gerez, gerente sênior de Social Commerce do Mercado Livre, o programa democratiza o acesso à monetização e amplia o alcance dos produtores de conteúdo na plataforma. “O novo programa é criado para que criadores diversifiquem suas fontes de renda, tenham mais autonomia e ampliem seu alcance. A intenção é conectar perfis que, tradicionalmente, não encontram tais oportunidades no mercado”, complementa.
Ferramentas
Além das novas formas de monetização, o programa do Mercado Livre prevê treinamentos, eventos e experiências imersivas aos participantes
O lançamento conta com ativações especiais durante o BBB e o engajamento de influenciadores conhecidos, como Marcos Mion, Maisa e Manu Gavassi, que compartilham conteúdos sobre a iniciativa em suas redes sociais.