Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre anuncia saída de Marcos Galperin como CEO

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Foram 25 anos como comandante do Mercado Livre, mas este período acabou. Na noite da última quarta-feira (21), a empresa anunciou a saída de Marcos Galperin da função de CEO. Agora, o cofundador do marketplace assume o papel de presidente executivo.

Mercado Livre anuncia saída de Marcos Galperin como CEO
(Imagem: Vinicius Stasolla/Mercado Livre)

O executivo escolhido para a posição de CEO foi Ariel Szarfsztejn, atualmente presidente de comércio do Mercado Livre. A troca será oficializada a partir de 1º de janeiro de 2026, com ambos atuando em conjunto na transição de comando.

Em nota, o Mercado Livre informou que Galperin continuará, após saída do cargo de CEO, envolvido nos projetos da empresa. O foco, no entanto, será mais em estratégia, evolução do produto, cultura e impulso em inteligência artificial (IA).

Aprovação de Galperin

Szarfsztejn chegou à companhia em 2017, passando, desde então, pelas funções de vice-presidente executivo de Commerce, vice-presidente sênior de Logística e vice-presidente e COO de Logística. Na visão de Galperin, ele é a pessoa certa para ocupar seu cargo.

“Com 43 anos, ele é a pessoa certa para liderar esta nova fase como CEO do Mercado Livre. Ele possui a capacidade, a liderança e a cultura necessárias para guiar a empresa por muitos anos”, comenta em nota oficial.

Cenário da empresa

O Mercado Livre opera em 18 países atualmente, com o Brasil como principal mercado. Em 2024, a operação brasileira obteve R$ 61,4 bilhões em receita líquida, o que representa uma fatia de 55% da receita total do Mercado Livre no período.

Além disso, o investimento da plataforma no país também ganhou mais força nos últimos anos. Em abril, o grupo oficializou o aporte de R$ 34 bilhões para a operação brasileira somente em 2025. O crescimento em relação aos investimentos de 2023, por exemplo, chega a 48%.

História

O Mercado Livre nasceu gradativamente com Galperin e outros três colegas quando estudavam na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O marketplace, então, foi fundado em 1999 e iniciou sua trajetória em uma garagem no bairro de Saavedra, em Buenos Aires. No começo, a empresa comprava e vendia produtos usados.

Hoje, com a operação expandida principalmente na América Latina, o Mercado Livre agrega serviço de fulfillment e braços financeiro (Mercado Pago) e de publicidade (Mercado Ads).

Antes de fundar a empresa, Galperin trabalhou no J.P. Morgan Securities em Nova York e na estatal argentina YPF.