As redes de retail media se tornaram ativos vantajosos para marcas e varejistas. O novo relatório da Criteo, “Retail 2025: 10 Tendências Moldando o Mercado de Retail Media”, produzido pela Coresight Research, revela que o mercado global de retail media totalizará US$ 179,5 bilhões em 2025, representando um amplo crescimento ano a ano de 15,4%. Dados de terceiros, avanços em IA (inteligência artificial) e atribuição de loop fechado devem impulsionar esse rápido avanço.

Nos últimos anos, o número de RMNs (Retail Media Networks) lançadas por varejistas aumentou. Isso por conta da margem bruta de 70%, segundo a estimativa do relatório. As marcas estão investindo mais em RMNs devido aos dados primários dos varejistas que permitem a criação e veiculação de campanhas publicitárias altamente direcionadas e personalizadas. Para expandir o valor desses dados, o uso de tecnologias avançadas como IA e o machine learning revelam novas perspectivas para ajudar as marcas a maximizar os benefícios das RMNs.
“Os varejistas que estão vendo o maior crescimento e que conseguiram superar a tempestade de inflação e a retração do gasto do consumidor com o menor impacto são aqueles que diversificaram inteligentemente seus fluxos de receita e investiram no desenvolvimento de redes avançadas de retail media”, diz a CEO da Coresight, Deborah Weinswig.
Em 2025, os varejistas têm uma oportunidade significativa de aumentar os lucros da RMN. No entanto, isso exigirá medidas que diferenciem uma rede da outra à medida que a competição aumenta. Pensando nisso, o relatório da Criteo, identificou 10 tendências de 2025 para maximizar as oportunidades de RMN para varejistas, anunciantes e empresas de tecnologia:
Inovação e tecnologia
1. IA (Inteligência Artificial) para fornecer automação e personalização de anúncios de última geração;
2. A publicidade programática impulsionará a eficiência operacional em todas as RMNs;
3. Os formatos de anúncio continuarão a se expandir;
4. Parcerias estratégicas para desbloquear o crescimento fora do local.
Mercado em transformação
5. O retail media in-store continuará sendo um canal de “teste e aprendizado”;
6. O retail media reforçará sua posição como uma ferramenta de publicidade de funil completo;
7. O retail media impulsionará o aprimoramento de dados primários.
Dados e mensuração
8. Construir confiança e transparência será mais crítico do que nunca para RMNs;
9. Padronização de medição para ganhar atenção;
10. RMNs emergentes irão interromper o ecossistema de retail media.
“Os aprimoramentos da IA têm potencial para revolucionar a retail media, e serão o motor do próximo grande salto da modalidade, gerando novas oportunidades para as marcas e varejistas”, afirma Tiago Cardoso, Managing Director para América Latina da Criteo. “Os algoritmos baseados em IA permitirão a priorização dos produtos de melhor desempenho e a otimização dos lances em tempo real, maximizando a eficiência dos gastos com publicidade e substituindo as meras impressões por resultados mensuráveis. Com os avanços da IA preditiva e do machine learning, as marcas estarão melhor posicionadas para antecipar os comportamentos do consumidor e tomar de decisões em tempo real.”