
Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, foliões de todas as idades saem às ruas do Brasil para comemorar o carnaval 2023. Mas a data não é motivo de alegria somente para quem vai pular na avenida. Lojistas de diferentes segmentos podem aproveitar a celebração para aumentar o faturamento.
Por isso, separamos as principais tendências para o carnaval e uma dica bônus para quem quer economizar nos envios e ainda impulsionar as vendas durante e após a folia. Para não perder nada, siga a leitura até o final, combinado?!
Veja as tendências em alta para o carnaval e como cada nicho pode aproveitá-las
Alimentos e bebidas
Não é nenhuma novidade que este é um dos setores que mais faturam durante as festividades. Mas sabe o que é melhor? Não são apenas vendedores ambulantes que podem fazer uma grana extra no carnaval. Lojas que operam neste segmento também conseguem obter um bom retorno, pois muitas pessoas levam lanches e bebidas de casa.
Além da tradicional cerveja, bebidas destiladas são sucesso garantido. O destaque fica por conta de drinks a base de gin tônica, que bombaram no carnaval 2020 e continuam em alta para este ano. Refrigerantes, água e sucos também são ótimas apostas.
No caso das comidas, vale divulgar promoções de barrinhas de cereal, biscoitos, amendoim, chocolates e produtos não perecíveis em geral, que sejam de fácil consumo.
Moda e acessórios
Segundo a pesquisa Tendências de Consumo para o Carnaval 2023, pochetes, viseiras, ombreiras, tiaras e brincos foram os adereços de carnaval mais procurados em 2020. Logo, é bem provável que esses acessórios se mantenham em destaque este ano.
Além disso, saias, vestidos, shorts e tops tendem a ter uma boa procura, afinal, a festa acontece em pleno verão.
Entre as tendências de moda para o carnaval estão: estampas de animal print, looks transparentes ou com bordado em pedrarias, roupas com muito brilho, metalizadas ou com aplicação de espelhos de acrílico.
Portanto, se você possui um e-commerce do nicho de moda e acessórios, estes produtos representam uma excelente oportunidade de lucro.
Maquiagem e cosméticos
O glitter é praticamente onipresente durante a folia. Inclusive, as buscas pelo termo costumam sofrer um pico de interesse entre os meses de fevereiro e março. Mas não é só de brilho que se vive um carnaval.
Makes e pinturas corporais também fazem sucesso. Batons, sombras e delineadores coloridos, metalizados ou neon estão entre os queridinhos.
Outra tendência de carnaval que pode ser explorada por e-commerces deste nicho são cosméticos, sobretudo, produtos ligados aos cuidados da pele. Portanto, é interessante fazer campanhas promocionais com itens de proteção como: protetor solar, hidratantes, loções pós sol, entre outros.
Produtos personalizados
A customização de abadás, copos, canecas, taças e camisetas tende a ter um boom de vendas no período carnavalesco. Também vale considerar a venda de artigos para mesa posta personalizados e de kits para festa de carnaval, já que muita gente curte a celebração sem sair de casa.
Dica bônus para economizar no frete e vender mais durante e após o carnaval 2023
Datas sazonais como o carnaval são muito esperadas no varejo online ou físico. No entanto, quem vende pela internet acaba tendo um desafio extra: o frete. Uma palavrinha de cinco letras que é a principal responsável pelo abandono de carrinho.
Pensando nisso, o Melhor Envio, uma plataforma gratuita de intermediação logística, preparou uma campanha especial para ajudar quem precisa economizar com as entregas. Ao participar da ação, você tem a chance de concorrer a prêmios, receber recompensas exclusivas e até ganhar frete grátis.
Além disso, todas as pessoas inscritas no evento têm acesso liberado a uma super live com o tema “Venda além da folia”, onde especialistas do e-commerce darão dicas estratégicas para vender o ano inteiro, sem depender de sazonalidades. Você não vai ficar de fora, né?! Clique aqui e garanta sua vaga no “Unidos do frete barato”.