Um estudo realizado pela McAfee em 24 países constatou que 83% dos consumidores utilizam solução de segurança básica em seus computadores¹, enquanto 17% dos equipamentos não possuem um antivírus instalado ou o software estava instalado, mas desativado. A pesquisa foi conduzida por meio da análise de dados de varreduras voluntárias com média de 27 a 28 milhões de computadores por mês, em diversos países, para determinar uma estimativa global do número de consumidores que possuem software de segurança básico instalado.
Em abril deste ano, a McAfee anunciou os resultados da análise realizada com consumidores brasileiros. Foram examinados, em média, 1,1 milhão de computadores por mês, durante um período de dez meses, para determinar a porcentagem de brasileiros que possuíam software de segurança básico instalado em suas máquinas. Pela análise das varreduras realizadas, aproximadamente 85% dos consumidores do País que tiveram seus computadores examinados (conforme mencionado acima) tinham uma proteção de segurança básica em operação¹ e quase 15% dos computadores verificados não tinham um antivírus instalado ou o software estava desativado.
O McAfee AntiVirus Plus detecta e bloqueia instantaneamente os vírus do computador e ajuda a impedir as ameaças da Web antes que sejam baixadas para o equipamento do consumidor. Essa suíte inclui antivírus, antispyware, proteção antiphishing, proteção de identidade e por firewall, além de ferramentas de otimização do computador. O preço do McAfee AntiVirus Plus no site do Brasil é de R$ 89,00.
Análise mundial
Principais conclusões da análise realizada pela McAfee:
- A análise global constatou que 83% dos consumidores mundiais contavam com alguma proteção básica de segurança funcionando.
- 18,1% dos PCs examinados não tinham nenhum software antivírus instalado ou havia um instalado, mas desativado.
- O país com o maior percentual de PCs protegidos com segurança básica é a Finlândia: 90,3% dos seus consumidores estão protegidos e 9,67% não têm proteção.
- O país com o menor percentual de PCs protegidos com segurança básica é Cingapura: 78,25% dos consumidores estão protegidos e 21,75% não têm proteção.
- Os dados sobre os consumidores desprotegidos foram divididos em dois grupos:
- consumidores que não tinham nenhum software de segurança instalado: o país com o maior percentual de PCs sem proteção básica de segurança instalada é a Espanha, com 16,33%;
- consumidores que tinham proteção antivírus instalada, mas desativada: o país com o maior percentual de usuários com proteção de segurança instalada, mas desativada, é Cingapura, com 11,75%.
- Estados Unidos:
- os EUA ficaram nas últimas posições em termos de proteção dos consumidores: 19,32% dos consumidores não têm proteção e 80,65% contam com uma proteção de segurança ativa;
- 12,25% dos consumidores não têm nenhuma proteção de segurança instalada e 7,07% têm algum software de segurança instalado, mas desativado.
- Os usuários podem não estar acostumados a instalar seu próprio antivírus porque, muitas vezes, o software de segurança vem pré-instalado por fabricantes dos computadores. Eles podem ainda não entender que, depois do vencimento da assinatura de avaliação, não estão mais protegidos.
- Alguns consumidores podem desativar sua proteção de segurança conscientemente.
- Outros usuários de PCs acreditam que não precisam de proteção, se simplesmente seguirem as práticas recomendadas de navegação.
- infecções de malwares difíceis de serem removidas;
- perda de dados – os cibercriminosos podem roubar dados financeiros, como nomes de usuário e senhas, por malwares ocultos, como keyloggers (programas de captura de digitação), e usar essas informações para lucrar financeiramente;
- roubo de identidade pela atividade dos hackers, que pode envolver o acesso de cibercriminosos ao PC do consumidor e a exploração de todas as informações pessoais deles.