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Mastercard expande alcance de indicador que mede gastos no varejo

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A Mastercard anunciou uma nova versão do SpendingPulse, plataforma de monitoramento de vendas no varejo. A atualização amplia o detalhamento dos dados para incluir mais de 50 mesorregiões nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.

Mastercard expande alcance de indicador que mede gastos no varejo
(Imagem: Envato)

A ferramenta fornece dados diários sobre o comportamento de consumo em diversos segmentos do varejo e serviços, como supermercados, eletrônicos, vestuário, restaurantes e hospedagem. Segundo a empresa, os dados são baseados em informações agregadas e anônimas de transações realizadas com todos os meios de pagamento. Em 2024, o SpendingPulse capturou, em média, 1,2 bilhão de transações por mês, totalizando R$ 3,4 trilhões em vendas no varejo.

“O SpendingPulse oferece aos clientes uma melhor compreensão dos hábitos de compra dos consumidores brasileiros, tanto em categorias essenciais quanto não essenciais, permitindo o alinhamento estratégico das operações”, afirma Gustavo Arruda, economista-chefe para a América Latina e o Caribe do Mastercard Economics Institute.

Varejo cresce em abril

O levantamento mais recente do SpendingPulse aponta que as vendas no varejo brasileiro cresceram 10,9% em abril na comparação anual. Hospedagem (21,4%), supermercados (17,2%) e eletrodomésticos (16,7%) lideraram o avanço. A empresa atribui parte do resultado ao impacto sazonal da Páscoa.

Entre os destaques regionais, Santa Catarina registrou alta de 21,1% nas vendas, seguida pelo Rio Grande do Sul, com crescimento de 17,9%. No setor de alimentos, o desempenho também foi influenciado por fatores regionais: Santa Catarina (26,6%), Espírito Santo (23,0%) e Rio Grande do Sul (19,7%) apresentaram os maiores avanços. Em contrapartida, Brasília (13,3%), Pernambuco (13,0%) e Maranhão (13,0%) registraram resultados mais modestos.

De acordo com dados do IBGE citados no relatório, a inflação geral no varejo gira em torno de 6,2% ao ano, enquanto os preços dos supermercados acumulam alta de 6,5% no mesmo período.